Nesta semana, mais precisamente na segunda-feira, completou-se 10 anos da morte do ator James Gandolfini. O ator, que ficou mundialmente famoso por viver Tony Sopranos, na aclamada série The Sopranos, morreu de forma súbita em 2013.
Porém aqui, não vamos falar sobre sua morte, mas sim celebrar toda a mudança que Gandolfini trouxe para as séries de TV. Sopranos é considerada a melhor série da história, não por saudosismo ou algo semelhante. Mas porque a série, mudou os padrões de como uma história pode ser contada no formato de série. Além de ser ousada em muitos aspectos, David Chase, criador da série, abordou o assunto Máfia de um jeito singular em seu show.
- Vinland Saga – Uma Obra Fenomenal!
- Sangue Negro | O poder escurece a sua alma
- ‘O Eterno Feminino’ é uma imersão profunda na dualidade da vida e da morte
The Sopranos
A ideia original de David Chase para Sopranos, era de que seria um filme. Porém, graças a seu empresário, ele desenvolveu a série por quase 4 anos, até a estreia oficial em 1999. Como ele mesmo já declarou, Sopranos se baseia muito nas experiências reais de Chase com a Máfia. Ele que, cresceu quando a ideia de Máfia se expandia nos Estados Unidos, trouxe tudo que lembrava, e com alguns toques pessoais, criou a narrativa da série.
Assim sendo, o mérito da série só é válido por conta de seu elenco. Grande parte dos atores eram totalmente desconhecidos até ali, e depois da série, despontaram para vários outros projetos. E é aqui que entra James Gandolfini. O ator tinha apenas pequenos papéis em filmes e no teatro a época, e Chase o escolheu a dedo. E isso se revelou um grande triunfo, já que Gandolfini fez a interpretação mais memorável da história da TV.
Tony Soprano
Se foi mérito de Chase abordar a Máfia de um jeito totalmente fora dos padrões, foi James Gandolfini que carregou toda essa ideia do criador da série. Tony Soprano é um personagem complexo, que vai da alegria a tristeza, da companhia a solidão num piscar de olhos, e Gandolfini trabalha isso de forma única. Por todos os episódios da série, nós sentimos toda a solidão, a tristeza, a amargura de Tony, e seja por meio de suas ações, por um simples olhar sem direção, e até por sua postura. O que Gandolfini faz no personagem é colossal.
E, mesmo que Tony seja alguém que não mereca tanta empatia, a porta que Gandolfini abre com o personagem, se torna impossível não ter admiração por ele, de um simples momento com patos em sua piscina, até seus momentos de explosão, o personagem é cativante nos minímos detalhes. Sopranos revolucionou o mercado de séries, por deixar em pé de igualdade histórias de filmes e histórias televisivas.
Sem Tony Soprano, não existiria Walter White, Don Draper, e todos esses homens complexos, que apesar de repugnantes, ainda trazem admiração do público, por conta de seus pequenos toques de humanidade e simplicidade. E todos devem ao Tony Soprano de James Gandolfini, um ator que infelizmente deixou os palcos muito, muito cedo.
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nhttps://youtu.be/4jdd6vkIvM8osso link: https://amzn.to/3w4vSIE