5 livros de autoras negras para pôr na prateleira

5 livros de autoras negras para pôr na prateleira

Em se tratando de leituras e releituras, é natural chegar a um momento em que busquemos cada vez mais traços literários que representem nossas vivências. Isso se estende não apenas aos personagens dos livros, mas também ao seus autores. Afinal, é inegável que existem mais autores brancos que negros no mercado literário e, em consequência disso (mas não apenas), acabamos por consumir um volume muito maior de autores brancos homens do que de mulheres negras, a exemplo. É por isso que a Team Comics selecionou 5 livros de autoras negras que vocês têm que conhecer!

1- O Medo é Feito de Gelo

Autoria: Englantine

Páginas: 390

Sinopse: “Nicola Wolf não pode mais competir. Seu sonho de infância foi rapidamente destruído. Algumas pessoas diriam que é apenas uma consequência de uma própria escolha de Nicola, ela, talvez, enxergue como apenas má sorte. Infelizmente, para a garota de apenas vinte e dois anos, se descobrir em um mundo sem a dança no gelo foi uma lástima. Um choque de realidade e naturalidade que ela jamais quis sentir.

Um ano após sua literal queda, Nicola sabe que a família está mais unida, que os pais estão sorridentes e o irmão mais receptivo — ou não. Menos ela. A culpa arranhava sua pele e invadia seu sono, era ela que fazia Nicola se lembrar que seu melhor amigo e parceiro de dança, Harvey Bird, não tem um rumo. A busca para uma nova parceira começa, mas a garota não faz ideia que elas se encerram assim que coloca os olhos em Aster Campbell; sua intrigante vizinha jogadora de hóquei.”

2- Kindred

Autoria: Octavia Butler

Editora: Morro Branco

Páginas: 432

Sinopse: “Dana repentinamente se encontra à beira de uma floresta, próxima a um rio. Uma criança está se afogando e ela corre para salvá-la. Mas, assim que arrasta o menino para fora da água, vê-se diante do cano de uma antiga espingarda. Em um piscar de olhos, ela está de volta a seu novo apartamento, completamente encharcada. É a experiência mais aterrorizante de sua vida… até acontecer de novo. E de novo.

Quanto mais tempo passa no século XIX, numa Maryland pré-Guerra Civil – um lugar perigoso para uma mulher negra ―, mais consciente Dana fica de que sua vida pode acabar antes mesmo de ter começado.”

3- Olhos D’água

Autoria: Conceição Evaristo

Editora: Pallas

Páginas: 116

Sinopse: “Em Olhos d’água Conceição Evaristo ajusta o foco de seu interesse na população afro-brasileira abordando, sem meias palavras, a pobreza e a violência urbana que a acometem. Sem sentimentalismos, mas sempre incorporando a tessitura poética à ficção, seus contos apresentam uma significativa galeria de mulheres: Ana Davenga, a mendiga Duzu-Querença, Natalina, Luamanda, Cida, a menina Zaíta. Ou serão todas a mesma mulher, captada e recriada no caleidoscópio da literatura em variados instantâneos da vida?Elas diferem em idade e em conjunturas de experiências, mas compartilham da mesma vida de ferro, equilibrando-se na “frágil vara” que, lemos no conto “O Cooper de Cida”, é a “corda bamba do tempo”.

Em Olhos d’água estão presentes mães, muitas mães. E também filhas, avós, amantes, homens e mulheres – todos evocados em seus vínculos e dilemas sociais, sexuais, existenciais, numa pluralidade e vulnerabilidade que constituem a humana condição. Sem quaisquer idealizações, são aqui recriadas com firmeza e talento as duras condições enfrentadas pela comunidade afro-brasileira.”

4- Uma Melodia de Sombras e Ruínas

Autoria: Roseanne E. Brown

Editora: Literalize

Páginas: 528

Sinopse: “Para Malik, o festival de Solstasia é a oportunidade perfeita para escapar das marcas que a guerra deixou em sua terra natal e buscar um recomeço na próspera cidade de Ziran. O que ele não esperava é que um espírito maligno sequestrasse uma de suas irmãs na entrada da cidade e o forçasse a fazer um acordo fatal: para recuperar a irmã, Malik precisa matar Karina, a princesa herdeira de Ziran.

O problema é que Karina também tem ambições fatais. Sua mãe, a Sultana, foi assassinada; a corte está saindo de controle e o tempo até o festival de Solstasia se aperta como uma corda em seu pescoço. Tomada pelo luto, a princesa decide ressuscitar a mãe através de um ritual arcaico cujo ingrediente principal é o coração de um rei. Por sorte, ela sabe exatamente como conseguir um: casando-se com o vencedor do lendário torneio do Solstasia.

Quando Malik trapaceia e consegue entrar no torneio com a intenção de aproximar-se de Karina, os dois jovens entram em uma corrida contra o tempo e uma rota de destruição mútua. Com a conexão entre eles cada vez mais intensa, e forças malignas começando a despertar, qual dos dois conseguirá vencer a morte?”

5- A Quinta Estação

Autoria: N. K. Jemisin

Editora: Morro Branco

Páginas: 505

Sinopse: “Três coisas terríveis acontecem em um único dia: Essun volta para casa e descobre que seu marido assassinou brutalmente o próprio filho e sequestrou sua filha. Sanze, o poderoso império cujas inovações têm sido o fundamento da civilização por mais de mil anos, colapsa frente à destruição de sua maior cidade pelas mãos de um homem louco e vingativo. E, no coração do único continente, uma grande fenda vermelha foi aberta e expele cinzas capazes de escurecer o céu e apagar o sol por anos. Ou séculos.

Mas esta é a Quietude, lugar há muito acostumado à catástrofe, onde os orogenes – aqueles que empunham o poder da terra como uma arma – são mais temidos do que a longa e fria noite. E onde não há compaixão.”

E aí? Curtiu? Então, não deixe de procurar mais obras dessas grandes autoras, que merecem um lugar resevado em sua estante.

Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso linkhttps://amzn.to/3w4vSIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.