Além de ser dia do trabalhador, 01 de maio também é a data escolhida para prestigiar a literatura brasileira. Mas por que logo neste dia? E resposta é bem simples, o Dia da Literatura Brasileira é comemorado no dia de nascimento do escritor José de Alencar. Autor de obras como Iracema, Senhora e muitos outros livros, José de Alencar teve papel chave na construção do Romantismo no Brasil. De lá para cá, muitos livros e autores icônicos surgiram.
E mesmo com uma literatura tão vasta, não é muito difícil encontrar alguém que diga que a literatura nacional é chata, ou que ela só é feita de clássicos difíceis de ler. No entanto, é uma alegria, de certo, perceber como novas sementes tem sido plantadas dentro do mercado brasileiro. Afinal, o Brasil é recheado dos talentos mais diversos. Atualmente, ainda existem barreiras para que escritores deste país consigam a projeção que livros estrangeiros têm, mas felizmente eles quebram todas elas. Assim, é por toda essa para construção de um cenário literário próprio que trouxemos cinco livros brasileiros para conhecer.
- Melhoramentos lança Hench de Natalie Zina Walschots
- ‘Renfield – Dando o Sangue Pelo Chefe’ – Entrevista com Nichola Hoult
- Red, White and Royal Blue ganha pôster e data
1- Homens Pretos (Não) Choram
Editora: Harper Collins
Autoria: Stefano Volp
Nº de Páginas: 224
“O homem negro tem espaço para ser vulnerável? Esse homem pode chorar e existir ao mesmo tempo?
Com três contos inéditos, nesta nova edição de Homens pretos (não) choram, Stefano Volp joga luz sobre as feridas, os medos e a solidão do homem, sobretudo o negro, para buscar respostas sobre uma sociedade incapaz de compreender as vulnerabilidades e sutilezas que existem para além da imagem que se constrói das pessoas.”
2- A Palavra que Resta
Editora: Companhia das Letras
Autoria: Stênio Gardel
Nº de Páginas: 160
“Aos 71 anos, Raimundo decide aprender a ler e a escrever. Nascido e criado na roça, não foi à escola, pois cedo precisou ajudar o pai na lida diária. Mas há muito deixou a família e a vida no sertão para trás. Desse tempo, Raimundo guarda apenas a carta que recebeu de Cícero, há mais de cinquenta anos, quando o amor escondido entre os dois foi descoberto. Cícero partiu sem deixar pistas, a não ser aquela carta que Raimundo não sabe ler ― ao menos até agora.
Com uma narrativa sensível e magnética, o escritor cearense Stênio Gardel nos leva pelo passado de Raimundo, permeado de conflitos familiares e da dor do ocultamento de sua sexualidade, mas também das novas relações que estabeleceu depois de fugir de casa e cair na estrada, ressignificando seu destino mais de uma vez.”
3- O Crime do Bom Nazista
Editora: Todavia
Autoria: Samir Machado de Machado
Nº de Páginas: 128
“A partir de clássicos da literatura policial, como Agatha Christie e Arthur Conan Doyle, Samir Machado de Machado faz uma releitura e uma homenagem ao gênero, numa trama que traz baronesas misteriosas e espiões comunistas em meio à ascensão do Terceiro Reich e à perseguição nazista aos gays da Berlim dos anos 1930. A isso, O crime do bom nazista combina temas do Brasil contemporâneo, mostrando como questões tristemente atuais podem perdurar por décadas.”
4- A Natureza da Mordida
Editora: Record
Autoria: Carla Madeira
Nº de Páginas: 245
“O que você não tem mais que te entristece tanto?” É com esta pergunta que Biá, uma psicanalista aposentada, apaixonada por literatura, aborda a jovem jornalista Olívia pela primeira vez ao encontrá-la sentada à mesa de um sebo improvisado. A provocação inesperada, vinda de uma estranha, capaz de ouvir “como quem abraça”, desencadeia uma sucessão de encontros, marcados pela intimidade crescente e que aos poucos revelam as histórias das duas mulheres. “Nossa amizade começou assim, enquanto nos afogávamos”, relata Olívia.
Com alternância entre as vozes, a força narrativa objetiva, descritiva e linear de Olívia contrapõe-se às anotações esparsas de Biá, cujos fragmentos de uma memória já falha e pouco confiável conduzem a um ponto de virada na trama que irá revelar ao leitor eventos que marcaram o passado de cada uma, evidenciando o paralelo entre as diferentes formas de abandono sofridas (e perpetradas) pelas duas amigas. Ao conhecer Olívia, o leitor é preparado para compreender Biá e, finalmente, refletir sobre a pergunta: o que faríamos em seu lugar?”
5- Você Tem a Vida Inteira
Editora: Galera Record
Autoria: Lucas Rocha
Nº de Páginas: 304
“As vidas de Ian, Victor e Henrique são entrecortadas pelo diagnóstico do HIV. Victor fica inseguro ao descobrir que Henrique, com quem está começando uma relação, é soropositivo e resolve fazer um teste, mesmo que os dois só tenham transado com camisinha. Logo depois de um resultado negativo, ele conhece Ian, um universitário como ele que acabou de receber uma notícia que pode mudar sua vida. No impulso de ajudar o garoto, Henrique entrelaça os destinos dos três.”
E aí, curtiu?
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nhttps://youtu.be/4jdd6vkIvM8osso link: https://amzn.to/3w4vSIE