De certo, aventurar-se na cena literária de outros países é uma tarefa fascinante. Não há como negar que a literatura brasileira bebeu de diversas influências de outros países durante a história, uma delas é a literatura portuguesa. Mas o que nós, brasileiros, sabemos de literatura portuguesa para além do fato de Camões e Fernando Pessoa serem portugueses? Para além dos nomes de Eça de Queiróz e José Saramago?
No entanto, é verdade que a visão decolonialista que perpassa a literatura tem grande importância na formação de vários escritores. E que, mesmo com tamanhas raízes históricas, temos que abrir portas para o novo: novos autores, novas histórias, novas perspectiva. Por isso, formamos uma lista com 5 livros portugueses, cujos autores estão inseridos na contemporaneidade, para colocar na lista de leituras deste ano.
- Banda Heart fará primeiro show com as irmãs Wilson reunidas desde 2016
- Conheça a novel de Semantic Error da Newpop
- Richard Roundtree, estrela de ‘Shaft’, morre aos 81 anos
O filho de mil homens
Autoria: Valter Hugo Mãe
Editora: Biblioteca Azul
Nº de Páginas: 186
Sinopse: “A solidão, para Crisóstomo, é um filho que não se tem. Aos quarenta anos, o pescador decide buscar o que lhe falta. Vai encontrar no jovem Camilo, órfão de uma anã, a chance de preencher a metade vazia, e em Isaura, enjeitada por não ser virgem, a possibilidade de ser mais do que completo. Com personagens tão excêntricos quanto humanos, que carregam suas tragédias com lirismo e ingenuidade, o festejado Valter Hugo Mãe povoa o vilarejo litorâneo onde a vida é levada com singela tristeza e a esperança do amor faz surgir uma alegria pequena, mas firme, porque construída com o possível.”
Dentro de ti ver o mar
Autoria: Inês Pedrosa
Editora: Alfaguara
Nº de Páginas: 214
Sinopse: “Dentro de ti ver o mar é um livro escrito em múltiplas camadas que se entrelaçam para falar de três mulheres independentes e dos homens que as acompanham. Rosa, a protagonista, é uma jovem cantora de fado que, perdida numa relação dolorosa com um homem casado, parte à procura do pai que nunca conheceu. Essa jornada de autodescobrimento acabará por levá-la ao Brasil. O desassossego da fadista Rosa cruza-se com o de Farimah, engenheira iraniana que aceita um casamento com um soropositivo português para fugir de um casamento forçado pelo pai. Mandela, português de origem africana, e Luísa, a filha bastarda de um aristocrata, são outros personagens centrais nesta história de desenraizados, que se vão descobrindo cúmplices num mundo em que as fronteiras nunca são tão fluidas como parecem.”
O Dia em que Te Esqueci
Autoria: Margarida Rebelo Pinto
Editora: Bertrand
Nº de páginas: 152
Sinopse: “Uma história sobre os caminhos que as pessoas precisam percorrer para alcançar o verdadeiro amor, traduzida numa narrativa envolvente e sensível, que leva mais uma vez o leitor a uma viagem interior à descoberta dos seus próprios sonhos e medos.
O dia em que te esqueci é uma lição de vida que se desenvolve, primordialmente, por meio de dois conselhos. O primeiro deles diz que não vale a pena dizer “tenho que esquecer”, para que isso ocorra, é necessário desistir de amar. O segundo afirma que procurar uma nova paixão para esquecer uma antiga também não é solução. O amor não pode ser forçado, tem que acontecer naturalmente.
Para as mulheres que viveram um grande amor e para todos os homens que o perderam. Uma carta envolvente que ajuda a descobrir novas portas para o verdadeiro amor.”
A Noite das Mulheres Cantoras
Autoria: Lidia Jorge
Editora: D. Quixote
Nº de Páginas: 241
Sinopse: “Há uma pergunta que percorre este romance de Lídia Jorge, da primeira à última página: Quantas vítimas se deixa pelo caminho para se perseguir um objectivo? A acção do romance decorre no final dos anos 80 do século XX e invoca um tema de inesperada audácia – o da força da idolatria e a construção do êxito – visto a partir do interior de um grupo, narrado 21 anos mais tarde, na forma de um monólogo. Como é habitual na obra da autora, a questão social é relevante – a força do todo e a aniquilação do indivíduo perante o colectivo são temas presentes neste livro. Mas aqui, tratando-se de um grupo fechado e dominado pela música, a parábola social submerge perante a descrição de um ambiente de grande envolvimento humano e de densidade poética.”
O Último Segredo
Autoria: José Rodrigues dos Santos
Editora: Record
Nº de Páginas: 563
Sinopse: “Uma série de assassinatos, uma organização misteriosa e o maior segredo da Bíblia. Uma paleógrafa é brutalmente assassinada na Biblioteca do Vaticano enquanto consultava um dos mais antigos manuscritos da Bíblia: o Codex Vaticanus. Então, a polícia italiana convoca o célebre historiador e criptoanalista português, Tomás Noronha, e lhe mostra uma estranhamensagem deixada pelo assassino ao lado do cadáver. Valentina Ferro, a inspetora encarregada do caso, o convence a ajudá-la na investigação. Mas uma série de homicídios semelhantes em diversos lugares do mundo leva os investigadores a suspeitarem de que as vítimas estariam envolvidas em algo muito maior. Para solucionar os crimes, Tomás e Valentina precisam desvendar enigmas da Bíblia que os conduzirão à Terra Santa e os colocarão diante do maior segredo do Novo Testamento: a verdadeira identidade de Cristo.”
E aí, curtiu? Então, você pode adquirir todos estes livros portugueses através do nosso link da Amazon.