Em primeiro lugar, é realmente uma tarefa difícil encontrar alguém que não tenha escutado, pelo menos uma vez, o nome Edgar Allan Poe. Seja nas aulas de literatura romântica, através de vídeos do youtube, ou até mesmo no recente filme O Pálido Olho Azul, estrelado por Christian Bale. Em verdade, o poeta e escritor estadunidense Edgar Allan Poe teve seu nome consagrado com várias de suas obras, caracterizadas, principalmente, por seu estilo gótico. Por isso, Poe teve grande impacto nos campos da literatura de forma geral.
- Crítica | O Pálido Olho Azul (Netflix)
- Trama lançará novo livro de Brandon Sanderson
- “Wandinha” | Série é renovada para a segunda temporada
Em consequência de tamanho impacto, o grande público já entrou em contato com as obras de Edgar Allan Poe inúmeras vezes. Assim, várias de suas obras ganharam adaptações audiovisuais, a mais conhecida delas é O Corvo (1994), dirigido por Alex Proyas. Conheça cinco de suas grandes obras na lista a seguir.
1- A Queda da Casa de Usher
Sinopse: “BEM-VINDO À CASA DE USHER!
A mansão gótica está em ruínas e aos poucos afunda no pântano sob ela. Seus moradores estão doentes e deslizando para o mundo da loucura. E se você ouvir com atenção, poderá escutar o som da hera subindo pelas paredes, o vento sussurrando seu nome e as árvores estalando quando esticam seus galhos para recebê-lo. Por favor, tente aproveitar sua estada.”
2- O Gato Preto
Sinopse: “O Gato Preto é um clássico do terror que expõe o lado mais soturno da mente humana. Escrito em 1843, traz uma narrativa intimista marcada por culpa, morte e mistério.”
Observação: Esta é a capa da adaptação em quadrinhos do conto O Gato Preto. Para ler o conto em prosa, procure em antologias de contos do autor.
3- O Corvo
Sinopse: “Escrito há quase duzentos anos, esse poema atravessa gerações e continua sendo um marco da literatura mundial. Imprescindível para todos os apaixonados por literatura, O Corvo é considerada a obra-prima de Edgar Allan Poe.
Mesmo tendo escrito diversos livros e contos, nenhuma outra história atraiu tantos leitores e tamanho respeito pela crítica especializada. Um homem atormentado pela morte da amada é despertado pelo barulho incessante de um corvo e a trama que se desenrola no poema demonstra tanto a genialidade do autor quanto os demônios que ele carregava. Dizem que a vida imita a arte, mas nesse caso, a arte imitou a vida. O Corvo foi publicado dois anos após a morte precoce da esposa de Poe. E, como muitas vezes acontece, o autor não teve tempo para ver o sucesso de sua obra. Morreu na miséria e sem saber que seu corvo atormentaria muitas outras almas mesmo anos depois de sua morte.”
4- O Poço e O Pêndulo
Sinopse: “O Poço e o Pêndulo, de Edgar Allan Poe, leva a tensão ao limite. Um homem condenado à morte é submetido à mais cruel tortura psicológica. Atirado num calabouço, enfrenta a sombria face do terror.”
5- Os Assassinatos da Rua Morgue
Sinopse: “Monsieur Dupin: um honrado cidadão de Paris que, usando apenas a observação aguçada e a lógica, desvenda casos considerados insolúveis pelas autoridades. Em Os assassinatos na rua Morgue, mãe e filha são assassinadas em um apartamento fechado, sem qualquer sinal de arrombamento. Depois de ouvir gritos estridentes, vizinhos entram e saem da cena do crime, cada um com uma especulação diferente sobre quem teria sido o assassino. A fama de Dupin se espalha pela cidade e ele é convidado pelo comissário de polícia para investigar o desaparecimento de uma jovem vendedora de perfumes.
Para solucionar O mistério de Marie Rogêt, ele sequer precisa sair de casa: recortes de jornal bastam. Em A carta roubada, nosso detetive demonstra uma argúcia ainda maior. Um documento desaparece, e qualquer denúncia às autoridades levaria à revelação de seu conteúdo comprometedor. Mas, Dupin é desafiado a roubar a carta de volta.”
Por fim, não é uma tarefa fácil eleger apenas cinco obras dentro da litetatura de Edgar Allan Poe. No entanto, não há como negar, também, que os livros supracitados elegem um grande valor entre seus títulos. A obra de Poe ainda inclui traços satíricos, carregados de ironia e adentrando as temáticas de morte e luto.
E aí, curtiu?
Você faz compras na Amazon? Então, ajude a Team Comics comprando pelo link: https://amzn.to/3inrp11