Shang-chi é grande acerto da Marvel pós Ultimato.

Shang-chi é grande acerto da Marvel pós Ultimato.

Possivelmente melhor filme de origem do UCM, Shang-Chi estreia nos cinemas.


A princípio, sabemos que agora estamos adentrando uma nova fase na Marvel e nos desprendemos de perosnagens tão amados que vai ser difícil esquece-los. Fora isso, temos também até em questão de vilania, um desafio, pois querendo ou não, pós Thanos, quem poderá ser a grande ameaça para o UCM?

Sendo assim, para  manter o sucesso e o interesse do público, acho que a Marvel tem que ser ousada e dar espaço para perosnagens que tem potencial enorme pra ser explorado. Um desses personagens é o Shang -Chi.

Com certeza, poucas pessoas conhecem e o marvete “Only filmes” deve ter escutado falar apenas no punho de ferro, em questão de personagem que envolva artes marciais com mundo místico. Tanto que vai ser muito comum o comentário, que o Shang-chi vai se o punho ferro que deu certo.

Fato é que temos aqui um baita filme de origem, que se não for o melhor do UCM, tá no top 3. Confesso que fico em dúvida entre Homem de Ferro 1 e Shang Ch e a Lenda dos Dez Anéis. De todo modo, afirmo com tranquilidade que é um acerto em cheio da Marvel, melhor filme pós Ultimato.

crítica shang chi e a lenda dos dez anéis
Divulgação/Marvel

É inegável que talvez haja um sentimento de comparação com Pantera Negra, por ser filme de origem e pela questão de representatividade. Fiquei muito satisfeito ao ver várias cenas em chinês. Isso é significativo, pois traz uma autoridade e importância maior para os personagens e para a trama como todo também.

Acho que a Marvel soube trazer muito bem pra esse filme, elementos que compõem a cultura chinesa,de uma forma coerente e respeitosa. Se você tiver oportunidade, veja no cinema pois é uma experiência imersiva e necessária.

Somos apresentados finalmente ao verdadeiro Mandarim e aos seus 10 anéis; Acompanhamos sua saga, ora por voz do Shang, ora por voz do próprio Mandarim, por meios de alguns flashbacks. De modo que, no início do filme já ficou evidente que a narrativa não seria totalmente linear, indo e voltando no passado para contar histórias, conectar as ações do presente em relação a atitudes passadas.

Em meio a isso, temos um Simu Liu extremamente confortável no papel do protagonista, que está  fugir do seu legado e passado obscuro. Passado esse ainda envolve sua irmã, pouco citada nos trailers, a Xialing (Meng er Zhang); em contra partida, Wenwu (Tony Leung) que é o autêntico Mandarim, envia seus mercenários afim de que tragam seus filhos de volta pra casa.

Finalmente temos o prazer de ver em tela o Mandarim e seus dez anéis místicos. É muito bom ver um personagem desse tamanho e com esse potencial, sendo bem explorado. Wenwu mostra por que está há Terra há tantos anos; suas demonstrações de poder e tirania são incríveis, assim também como os momentos que o roteiro consegue humaniza-lo.

De fato, o vilão é trágico e solitário; e essa nunca é uma boa combinação. Para sanar suas dores, Wenwu quer invadir a vila de sua amada e falecida esposa, o lugar místico de Ta Ló. Com esse roteiro simples embarcarmos em uma aventura repleta de ação, cores, lutas bem coreografadas, cgi bem feito e humor na medida certa.

Ademais, o filme é bem centrado em seu universo, ainda sim, referencia eventos passados do UCM. Temos uma produção de arte incrível que eleva o nível do longa. Coisas que vao desde enquadramento das câmeras, sequências de combate, até às mais belas criaturas místicas e sua intenção com as pessoas. O filme sabe muito bem equilibrar muito bem as questões mundanas, mitologicas e místicas.

Contudo, não tem como tratar dessas questões que eu citei anteriormente sem usar e abusar de computação gráfica, que talvez seja a maior ressalva desta produção. A batalha final tem tanto detalhe, que exige total atenção e comprometimento do espectador; do contrário, algo pode passar batido.

Por fim, passando por cima desse excesso do terceiro ato, Shang-chi e a Lenda dos Dez Anéis foge do estereótipo, traz uma trama objetiva e compre bem o que propõe. E a cereja do bolo, temos duas cenas pós créditos

Avaliação: 4.5 de 5.

Por fim, não deixe de conferir.

Ficha técnica

Título : Shang-Chi e a Lenda Dos Dez Anéis
Diretor: Destin Daniel Cretton
Roteiro: Dave Callaham, Destin Daniel Cretton
Elenco: Simu Liu, Tony Leung Chiu-Wai, Awkwafina
Gênero: Ação, Fantasia
Ano de produção: 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.