Crítica | A Chorona

Crítica | A Chorona

Longa guatemalteco, “A Chorona”, muito afetado pela pandemia, finalmente irá estrear nos cinemas

A princípio, o nome invariavelmente vai te remeter ao longa que faz parte do “Invocaverso”; curiosamente, os dois são de 2019. Obviamente a mística que envolve as perosnagens é parecida; filhos afogados e mãe morta.

Contudo, esse longa do Jayro Bustamante não tem abslotumante nada parecido com ” A Maldição da Chorona”; o primeiro é bem focado em mortes, mutilação, horror. Esse longa já não, ritmo muito mais lento, denso; bem mais suspense do que terror.

Sendo assim, não é exagero afirmar que ‘A Chorona‘ puxa mais para um lado dramático da história. História essa inclusive, que gira em torno de algo real, acontecido na Guatemala. O genocídio realizado contra os militares da extrema esquerda inspiraram a narrativa e ditaram o tom do filme.

Logo de início vemos que o general está passando por um julgamento e que ele não se preocupa. Ele está sendo julgado pelas atrocidades cometidas na época da Guerra Civil da Guatemala; contudo mesmo após ser declarado culpado no primeiro momento, ele acaba por ser inocentado em segunda estância.

Isso gera a revolta local e traz a tona o pior pesadelo que o general poderia ter: um espírito vingativo nativo, que se manifesta pelo choro. Obviamente, ele não se dá conta do que está acontecendo, porém alguns acontecimentos sobrenaturais acontecem em sua casa, levando a sua família a acreditar que o patriarca está insano.

a chorona é impossivel fugir do passado

Todavia, em uma experiência quase que igualitária, as mulheres da família que no início fica claro que são segundo plano para a trama, vão ganhando força e compreendo o que está acontecendo. O clímax de tudo isso se dá ao momento em que vivo ou morto já não se diferenciam mais e a narrativa tenta mostrar que o maior inimigo que se pode ter, é o peso dos nossos erros do passado.

A direção de Jayro favorece quem se assusta com fantasmas, jumpscares, etc. Aqui ele foge do convencional do gênero e tentar entregar algo diferente. Contudo, em nenhum momento empolga, o que pode ser catastrófico ao ponto vista do espectador.

Por fim, e não menos importante vale destacar a atuação da protagonista que não precisa de muitos diálogos para fazer sua presença ser sentida, notada. No mais, o longa é de um ritmo muito lento, então já advirto se caso você não tem paciência para esperar o desenrolar dos fatos, nem assista.

A Chorona estreia nessa quinta-feira, nos cinemas.

Avaliação: 2 de 5.

Ficha técnica

Título: A Chorona
Diretor: Jayro Bustamante
Roteiro: Jayro Bustamante, Lisandro Sanchez
Elenco: María Mercedes Coroy, Sabrina de La Hoz, Margarita Kénefic
Gênero: Suspense, Drama
Ano de produção: 2019

Por fim, não deixe de conferir

Desde já, caso você não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM assim como fique por dentro de todas as notícias, sorteios, curiosidades e melhores memes do velho oeste. Além disso, se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE que ao longo da semana trazemos diversos vídeos sendo postados para vocês sobre o universo geek em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.