A Marvel luta na Justiça para manter os direitos de uso sobre os personagens dos Vingadores.
A princípio, nesta sexta-feira foi revelado pelo The Hollywood Reporter que a Marvel/Disney entrou com um processo para manter os direitos de heróis como Homem de Ferro, Spider man, Doutor Estranho, Homem-Formiga, Viúva Negra, entre outros.
Sendo assim, a ação é movida contra os os herdeiros de criadores conhecidos da editora, como Stan Lee, Steve Ditko e Gene Colan. A ideia da empresa é impedir que os personagens entrem na Lei de Direitos Autorais americana, que permite uma chamada “rescisão de concessões”.
A saber, a lei afirma que afirma mais ou menos que autores e herdeiros possuem um prazo para reivindicar os direitos de concessões executadas antes de 1978. Portanto, a intenção é proteger autores que tiveram suas propriedades intelectuais vendidas a um preço muito baixo na época, e que hoje rendem milhões de dólares para as empresas.
Contudo, a Marvel tomou essa atitude após Patrick S. Ditko, irmão de Steve Ditko, entrar com o processo para reivindicar os direitos do Homem-Aranha, personagem que apareceu nos quadrinhos em 1962, e se encaixa na lei citada acima. Além dele, o Hollywood Reporter afirma que a empresa recebeu a notificação de outros herdeiros, como Larry Lieber, irmão de Stan Lee
Por fim, o futuro em relação ao processo é incerto; porém, é fato que se perder, a Marvel vai tentar uma renegociação de valores financeiros. Apesar de que segundo o THR, a casa das ideias está na vantagem e tem uma chance grande de ganhar o processo. Vamos aguardar os próximos capítulos dessa novela.