Acredito que até quem nunca foi a um cinema na vida ao menos conhece o filme Avatar. O magnum opus do Cameron se tornou um marco da contemporaneidade e quebrou uma série de barreiras culturais.
E 13 anos após o primeiro longa, a sua sequência finalmente chegou aos cinemas. E em homenagem a este evento, eu fiz questão de revisitar o seu antecessor, para refrescar a minha memória e poder escrever uma crítica para você, querido leitor.
- “Avatar” tem experiência com realidade aumentada!
- Avatar: O Caminho da Água | Visual de milhões, história de centavos
- ‘Avatar: O Caminho da Água’ – Cinesystem lança combo com pipoca azul
É bom assim mesmo?
A minha opinião sobre a obra antes de minha revisita era de que ela, apesar de possuir um visual magnífico, era uma produção superestimada pelo público. E o motivo pelo qual eu achava isso era porque o enredo e os personagens do mesmo eram clichês e unidimensionais demais para me fazer criar um vínculo de interesse com ambos.
Além disso, eu também costumava falar que a história era um reles pano de fundo para a cinematografia e ambientação do longa, ambas que eram desde o início, na minha perspectiva, o maior foco do Cameron.
E após assistir Avatar de novo, eu percebi que a minha opinião…
Não mudou em nada.
Eu continuo achando que Avatar possui uma das fotografias e ambientações mais lindas da história do cinema, mas o seu enredo clichê o impede de figurar na mesma prateleira de clássicos como Cidadão Kane, Poderoso Chefão, e afins, como muitos críticos e espectadores querem colocá-lo.
Mas a boa notícia é que, agora que os humanos vazaram de Pandora, o Cameron pode focar na unica parte interessante da sua história. No povo Na’a’vi. E parece que as sequências seguirão justamente este caminho.
E é por esse motivo que eu estou deveras entusiasmado para o lançamento de Avatar 2. Pois se o diretor conseguir juntar a beleza visual de sua obra com uma história de qualidade…
Aí então o céu é o limite pra essa franquia.
Ficha Técnica
Título original: Avatar
Direção: James Cameron
Duração: 161 minutos
País: EUA
Gênero: Ficção científica
Ano: 2009
Classificação: 14 anos
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE