Attack on Titan: o que se passa na cabeça do Eren?
Atenção: *Spoiler até o episodio 10 do anime* (ou capitulo 108 do mangá)
A um tempo nesta linda temporada de Shingeki no Kyojin estamos vendo um Eren fora do comum. Mais enfurecido do que ele já era, pudemos notar isso de forma crescente com suas ações destrutivas.
Como por exemplo, um plano de destruição de Marley o qual fez ele ser preso, e por ações como, agarrar a comandante Hange Zoe pelo colarinho mostrando total indisciplina. E claro, não vamos deixar de citar ele fascinado pela luta, com sua fala fantástica “Tatakae, tatakae, tatakae”.
Quando começou ?
Desde quando Eren se comporta assim? Pois afinal ele era louco por matar titans e agora do nada ele só pensa em guerra.
Eren começou a ficar com essas características quando voltamos no tempo 2 anos, quando a equipe de exploração reúne-se com a nação de Hizuru.
Como já sabemos uma das coisas que o Eren mais anseia é que Eldia tenha liberdade. Como vimos na 3 temporada logo após ele recuperar as memórias do pai dele. Então desde lá tivemos uma faísca também. Mas no meio tempo das lembranças de 2 anos atrás e o tempo atual, é onde mora a questão
Reunião com a nação de Hizuru
Na reunião Eren se exalta no momento que soube que a Historia seria usada para o plano de Zeke, o que nos faz pensar que a proteção dela seja uma das motivações de sua mudança.
Não só ele como todos na reunião pensam na questão de o titã fundador ter que passar hereditariamente pela familia Reiss. O que os deixam descontentes por ser uma tradição horrível.
Algo para prestarmos atenção é que a ultima vez que vemos a Historia com uma expressão alegre foi nesta parte do episódio 10 (antes da reunião).
Fatos sobre o Eren atual e seu plano
A Ilha Paradis suspeita do Eren, pois o plano dele com o Zeke deixou a ilha exposta, travando uma guerra contra o mundo, o que faz ele ser preso.
Entretanto analisando as ações dele, podemos ver que ele age sozinho, tudo que ele faz ele tenta não sacrificar seus amigos. Embora 1 deles acabou morrendo, mas calma, em seguida falaremos da Sasha.
Pode se notar que o Eren tem pressa em agir, pois tem pouco tempo de vida, já que faz alguns anos desde que ele é portador do titã de ataque. Contudo o nosso protagonista possui o poder de 3 titãs o que o põe com um poder enorme de guerra.
Nessa mudança de personalidade do Eren ele para de respeitar e abaixar a cabeça, tanto para a Hange como para o Levi.
Conclusão
Eren está sempre tenso e concentrado em sua luta, por isso tem aquela expressão de seriedade.
A Historia sabe de algo de seu plano, pois misteriosamente ela engravida de um figurante desconhecido, no exato momento que Zeke é pego. Assim dando mais tempo de vida a Zeke. E Obviamente a expressão dela não mostra felicidade com a gravidez.
O que o Eren faz o tempo todo é agir contra Marley sozinho, para resolver tudo, em prol dos seus amigos e seu ideal. Ele mata um monte de pessoas, assim como Marley fez com a ilha Paradis na primeira temporada. Porém tudo que ele fez é para o plano dele ser concluído.
Todos esses fatos nos mostram que não podemos caracterizar o Eren nem como vilão nem como herói já que, apesar de ele priorizar o bem da ilha Paradis, ele mata sem piedade varios marleyanos inocentes em seu plano. Podemos concluir que o Eren é apenas mais uma consequência de um ciclo vicioso de vingança.
Poxa, mas e a Sasha?
Connie culpa o Eren pela morte da Sasha e tem receio por ele ter rido após a morte dela. Mas como vemos no episódio da morte, o Eren riu da situação com um certo pesar. E como ele fala no flashback no trem ele queria que cada um deles vivesse bastante.