Quando o desenvolvedor de design e produtor de jogos Shingeru Miyamoto entrou na Nintendo em 1977, ficou conhecido como o criador de várias franquias sensacionais de todos os tempos. Fazendo a Nintendo entrar no mercado de jogos, sendo reconhecida mundialmente. Sem contar que recebeu inúmeros prêmios por suas obras e também foi considerado uma das personalidades mais influentes pela revista TIME em 2007.
Tornando-se assim o produtor mais amado e admirado por ter criado e colaborado em franquias como Mario Bros, Donkey Kong, Metroid Prime, Star Fox e o jogo que iremos falar hoje aqui: The Legend of Zelda.
The Legend of Zelda é uma franquia muito extensa e super rica nos detalhes, deixando muitas incógnitas aos fãs com a ordem cronológica dos jogos sendo bastante aleatória.
A Nintendo em 2010, lançou um livro chamdo The Legend of Zelda: Hyrule Historia, explicando bem melhor a linha do tempo e complementando também com curiosidades sobre cada design, personagem e ambientação. O mesmo livro que usaremos como base para esse texto e algumas informações atualizadas que não foram acrescentadas por conta de novos lançamentos.
O primeiro jogo que começa a contar a origem de Hyrule e dos personagens é Skyward Sword.
The Legend of Zelda: Skyward Sword
Lançado em novembro de 2011 para Nintendo Wii, The Legend of Zelda Skyward Sword conta a origem de Link, da espada Master Sword e Hyrule.
Antes de tudo, há vários milênios atrás, três Deusas chegaram a essas terras sem espíritos nem vida. As Deusas do poder, da sabedoria e da coragem, tituladas de Din, Nayru e Farore, desceram ao nosso mundo e o construíram como o conhecemos hoje.
Din cativou as terras, sendo responsável pela geografia. Nayru deu a sabedoria àquela terra, dando o espírito de lei e ordem para a desordem que habitava nesse mundo. Farore foi responsável pela cultura e a diversidade da vida.
Assim terminado, as três partiram para o além do céu e deixaram para trás a Triforce. Uma relíquia que, assim que um indivíduo conseguir ter o equilíbrio das três virtudes de suas deusas (poder, coragem e sabedoria) e o domínio em suas mãos sobre ela, é capaz de realizar o desejo mais profundo. Pois a Triforce não consegue distinguir o do bem e do mal.
Assim que as três Deusas partiram, confiaram o poder e a proteção da Triforce à uma Deusa chamada Hylia. Mas Demise, o rei demônio, com sua ambição de tomar todas aquelas terras como sua propriedade, cravou uma abertura no meio da terra e nasceu dali junto com um exército de monstros e atacaram o povo que viviam na superfície daquele mundo.
O ódio e seu desejo causou morte e conflitos para conseguir a grande Triforce. Alertando Hylia a esconder os três triângulos dourados em um lugar secreto chamado de torre celestial, junto à Espada da Deusa dentro da A Estátua da Deusa, pois seria encontrada por um herói escolhido no tempo adequado. E uniu os humanos para os proteger em uma terra sagrada. Arrancando aquela terra sobre o solo, os levaram para que fossem criados em cima das nuvens, por uma cidade chamada Skyloft.
Hylia juntou-se aos Gorons, os mogmas, Kikwis, Parellas e os Robots, as cinco tribos que continuaram na superfície visando conseguir mais forças para batalharem contra as forças malignas em prol de restaurar a paz na terra. No entanto, a Deusa fica gravemente ferida após selar Demise e usou seus poderes para se transformar e reencarnar como humana. Conseguindo assim procurar a Triforce, sabendo que seu próprio selo não seria suficiente para prende-lo para sempre.
Conforme foram passando as gerações em Skyloft, começaram a criar suas próprias milícias e costumes. Porém os conhecimentos sobre a superfície ficaram distintos, se tornando lendas para os moradores.
Gaepora, um homem que é responsável pelas lendas da Deusa, as quais foram adquiridas pelos seus antepassados tal cargo, construiu a escola dos cavaleiros, ensinando aos alunos técnicas de montaria em pássaros grandes (denominados de Loftwing) e técnicas de espada.
Contudo, após alguns anos da Deusa prender o demônio de volta, o selo de Demise estava sendo enfraquecido. Ameaçando ser rompido e libertado. Fazendo-o enviar para a superfície o Lord Ghirahim para ir atrás da Deusa. Na mesma época, Zelda nasceu como a filha de Gaepora e era a reencarnação da Deusa Hylia.
Quando Zelda tornou-se jovem adulta, foi convidada a interpretar a Deusa durante uma cerimônia da escola que acontecia todo ano, junto a uma competição de voo. Assim, nosso querido chapéu verde pontudo entra em ação.
Link após ganhar a competição da vigésima edição dessa cerimônia, junto com seu pássaro vermelho, foi presentado com uma túnica verde e o manto sagrado de Zelda (por ter interpretado a Deusa). Os dois em um momento romântico decidem ir voar com seus pássaros para comemorar. Esbarrando com Ghirahim, que a capturou com um tornado atravessando as nuvens, fazendo-a cair para a superfície.
Link acabou desmaiando nessa confusão. Quando acordou, foi levado até a espada da Deusa com a ajuda de um espírito chamado Fi (o espírito da própria espada e uma figura humanoide). Fi dá a Link a Placa da Esmeralda com o objetivo de proteger e auxiliar Link a concluir seu propósito na terra que é derrotar Demise, salvar a terra e procurar Zelda. Assim que Link selar Demise dentro da Master Sword, Fi solicita que Link termine seu relacionamento devolvendo a Master Sword, já que seu propósito de ajudar o herói escolhido em sua missão estará completa.
Ao chegar lá, Link acha Zelda que estava sendo protegida por uma senhora. Ela informou que Zelda era a reencarnação de Hylia e precisava se purificar para a Deusa conseguir ser despertada em seu corpo. Zelda, sempre muito empática, concordou em manter a purificação. Mas quando iria começar o seu treinamento espiritual, foi sequestrada por lacaios de Ghirahim e Impa aparece para salvar Zelda, a levando para a Fonte da Contemplação, a fim de começar o processo.
Quando Zelda termina o processo de ser purificada, ela resgata suas memórias como Deusa, fazendo-a decidir ir até o deserto encontrar o Tempo do Templo e voltar ao passado, na época em que Demise foi aprisionado. No meio da jornada, elas acabam sendo atacadas por Ghirahim e para alívio do jogador que ficou passando boa parte do jogo procurando as duas, Link aparece para salvar ambas. Iniciando uma luta entre os dois para que Zelda e Impa conseguissem atravessar o portal podendo assim voltar no tempo. Antes Zelda entrega ao Link sua arpa por algum motivo não mencionado ainda. Em seguida, Impa destrói o portal por segurança.
Ghirahim foge da batalha ao perceber que falhou em sua missão. Link volta até a senhorinha que se encontrava onde Demise estava adormecido, no Templo Selado, por ter dificuldades em saber o que seria feito em seguida.
A senhorinha pega arpa que Link herdou de Zelda e, ao toca-la, convoca um portal do Templo que o transporta para o passado. Sabendo da possibilidade de poder usa-lo, foi orientado que ele só pode ser ativado quando a Master Sword for infundida com as três chamas sagradas que estão sendo protegidas por três dragões ordenados pela Deusa.
O dragão Eldin, possuía o poder sobre o fogo. Lanaryu é o dragão que tinha o poder sobre a eletricidade. Faron que tinha o poder sobre a água. Os três cuidavam das chamas, além de serem responsáveis em proteger a superfície.
Durante a conversa sobre os dois, o selo de Demise é rompido mas não por completo. Liberando só a alma, pois seu corpo ainda estava aprisionado. Link, com habilidade e poder do protagonismo, consegue o derrotar. Mas a senhora misteriosa o alerta em dizer que ele voltará.
Não sabemos como o Link não cansa. Mas mais uma vez ele parte para uma jornada e após várias dangerous, ele consegue as chamas protegidas pelos dragões, criando a espada que tanto conhecemos: a lendária Master Sword.
Com a Master Sword, Link volta ao templo permitido que explore o próprio templo Selado só que no passado, nomeado de Templo de Hylia. Link encontra Zelda e durante uma conversa ela revela a sua verdadeira identidade. Conta para ele que a única maneira de derrotar Demise é adquirindo a Triforce, desejando que ele seja destruído. Não está fácil para o menino de orelhas pontudas.
Zelda dá sua benção a Link, que faz aparecer uma Triforce no dorso de sua mão, provando que ele é o herói da lenda e a Master Sword transforma-se em sua forma completa. Zelda decide voltar a adormecer dentro de um cristal até que Demise fosse derrotado através do desejo de Triforce.
Link é orientado que deve procurar Levias, uma baleia que vaga pelo céu, para aprender a música do herói e conseguir os três triângulos dourados. Ao encontra-la, Link a ajuda e ela informa o que, para aprender a música, é necessário achar as quatro partes dela que estão divididas entre ela e os outros três dragões. E la vamos nós!
Após novamente ir atrás dos dragões, ajuda-los com alguns problemas e conseguir as partes das músicas, Link volta para Skyloft para toca-la no lugar correto. Ele vai até a estátua de Hylia e toca a canção, o local de descanso é revelado, Link a encontra e faz seu pedido.
Assim que seu pedido é feito, Skyloft desprende do ar e cai sobre onde era presa quando estava na superfície. Fazendo selar de vez Demise. Quando Zelda diz que no passado tinha prometido despertar após derrotar Demise, no presente atual ela é despertada, fazendo Ghirahim ficar muito irritado e a sequestra. Levando-a para o passado quando Demise ainda estava vivo.
Ghirahim inicia um ritual de ressureição entre Zelda e um clone. Já Link, no processo, começa a lutar com ele para impedi-lo. Mesmo que tenha ganhado a luta, Ghirahim consegue finalizar o ritual, trazendo a forma original de Demise a vida.
Demise então, após conseguir o que quer com Ghirahim, o elimina para obter de volta a sua espada. E anuncia novamente sua ambição inicial que é dominar o mundo para ele através da Triforce.
Demise ao esbarrar na presença de Link, percebe que o garoto possui algo diferente. Oferecendo participar de um duelo contra Demise em um outro tipo de reino, pelo destino do mundo.
Novamente, poder do protagonista, consegue derrotar Demise. O levando a sua morte. Demise o parabeniza, mas o afronta em dizer que aquilo não seria o fim da sua raiva e que iria renascer como um outro ser humano pelo mesmo propósito.
Como prometido, Link absorve os restos mortais de Demise o erguendo para cima. Ele volta para o templo de Hylia junto de Zelda e se encontram com Impa e conclui a promessa que fez a Fi. Colocando a espada cravada em seu pedestal antes de retornar ao portal para voltar ao seu tempo original. Fazendo Fi e a Master Sword entrarem em um sono eterno, já que seu objetivo foi completado.
Zelda se despede de Impa pois ela estava na sua linha de tempo original e apresenta-se com um bracelete. Todos voltam ao presente antes de Impa destruir o portal.
Após todos encontrarem com a senhora misteriosa, percebem que ela está usando o bracelete dado por Zelda, mostrando para o jogador que ela é a Impa Anciã. Ela conclui que a sua jornada acabou, pois seu objetivo foi completado e gratificante. Ela se despede e some pois sua forma se transforma em luz.
Após a paz retornar na terra e no céu, Zelda em uma última conversa com Link diz que sua missão em proteger a Triforce continuará e o convida para participar. E neste momento, os moradores de Skyloft retornam a povoar a terra definitivamente. Construindo o reino que nós conhecemos como Hyrule.