A história dos MMORPG’S está diretamente relacionada aos MUDs (multi- user dungeon) em volta do inicio dos anos 1970 , que são basicamente jogos no estilo de cliente-servidor, com interface de texto. Exemplos mais famosos que contrastam com esta tecnologia seriam Roguelike Island Of Kesmai (1985) e MUD1 (1978).
Grande parte devido ao sucesso deste novo gênero de jogos se deve ao fato dos mmo’s terem um sistema de evolução constante, onde o jogador que se dedique mais e passe mais horas online jogando, terá um resultado maior do que o player casual. Um mecanismo extremamente viciante que ajudou a popularizar esse tipo de jogo ao redor do mundo. Abaixo é citado um video de uma matéria mostrando o dia a dia de uma familia ”viciada” em um destes jogos, um dos mais populares inclusive, o famoso World of Warcraft (2004) e fica claro o poder que este estilo de jogo influencia em seus jogadores, sejam para o bem ou para o mal. Vale a pena conferir.
Vale ressaltar que os jogos MMORPG’S foram grandes responsáveis pela popularidade das famosas Lan Houses aqui no Brasil. Jogos como Ragnarök Online (2002), Mu Online (2001) teriam sido os grandes companheiros destas casas de jogos, onde centenas de crianças, adolescentes e adultos iam gastar seu troco do pão para jogar algumas horas.
Impossível comentar sobre mmo’s e não mencionar o grande e controverso jogo chamado Tibia (1997), popularmente conhecido como o jogo desenhado no Paint, porém que tinha e ainda tem um público imenso e fiel de jogadores. Devido ao seu nível desafiador e sua mecânica, incentivava o player a se dedicar mais para aprender e consequentemente adorar o jogo. Um dos trunfos deste jogo com a interface básica, nada sofisticada, é o não requerimento de um computador potente, podendo ser jogado em quase qualquer pc o fazendo ser acessível ao grande público e claro, o mercado interno dele, voltado para as Coins, que seriam as moedas do jogo. Ao adquiri-las é possivel vende-las por dinheiro real e há um mercado para isso, jogadores que vivem em função desta manobra. Facilmente uma pessoa que se dedicar, consegue arrecadar R$ 1.500,00 por mês apenas fazendo essa transação, levando os jogadores a outro patamar de objetivos ”in game”, indo assim horas e horas de gameplays.
A grande surpresa fica com o fato de depois de 23 anos de seu lançamento o game ainda ter muitos jogadores, situação que não ocorre em outros jogos do mesmo gênero, visto em Grand Chase (2003) que após 12 anos de sucesso e glórias, a empresa KOG Games decidiu encerrar as suas atividades devido a falta de jogadores e os hacks dentro do mesmo, trapaças desenvolvidas em programas que beneficiavam quem usava, infringindo as regras da empresa. Basicamente o legado de Grand Chase hoje se consiste em servers piratas, onde ainda é possivel jogar o game mas de forma clandestina, não há mais uma representação oficial da empresa envolvida.
Não há como pensar em industria dos jogos sem citar os MMORPG’S, um dos responsáveis pela popularização dos jogos eletrônicos, pois uma vez dentro deste universo, era possível interagir com pessoas do mundo todo, criando laços, amizades e até mesmo casamentos. Mas com o tempo, este gênero foi perdendo a força e hoje respira por aparelhos, devido ao fato de que ele começou no inicio da era ”videogames” e com o passar dos anos foi ficando cada vez mais comum uma pessoa gostar de jogos e assim foram surgindo outros gêneros que acabaram ficando mais populares como Counter Strike (1999) e, o maior fenômeno de todos os tempos, League of Legends (2009). Independente de sua popularidade atual, os MMORPG’S tiveram um papel importante na indústria dos games e com certeza viverá para sempre na memória dos players, pois a maioria tem algum sentimento com estes jogos ou lembrança, sejam deles ou dos amigos e momentos juntos. E ai, será que vale a pena jogar algum destes mmo’s hoje em dia? Fica a questão.