A origem do MOBA e seu sucesso

A origem do MOBA e seu sucesso

O estilo de jogo MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) é um subgênero derivado dos jogos de estratégia em tempo real criado por fãs do jogo StarCraft, ao fazerem um mapa personalizado para o jogo Aeon of Strife no ano de 1998.

Mapa clássico de um Moba

Este gênero se tornou popular paralelamente ao nascimento do jogo DOTA no ano de 2003. Aqui já se fazia a junção de todos os elementos atrativos do MOBA, tais como uma mecânica de jogo rápida, diferente, bem dinâmica e em constante mudança através de diversas atualizações.

O seu sucessor espiritual foi o League of Legends, popularmente conhecido como LOL ou ”Lolzinho”. Este usou como referência o jogo DOTA e tornou-se o maior fenômeno dos jogos online. Tendo milhões de jogadores ao redor do mundo. Sendo juntamente com o DOTA o responsável por movimentar um mercado muito grande no cenário competitivo: o E-Sports .

O esporte eletrônico, ou E-Sport, consiste em torneios e competições de jogos eletrônicos envolvendo equipes. Verdadeiras empresas organizacionais que desenvolvem seus atletas para competir nesses grandes campeonatos. Atualmente, ao ser campeã, a equipe pode levar para casa uma premiação milionária. Como foi no caso da equipe chinesa Invictus Gaming, que ao ganhar o campeonato League of Legends World Championship no ano de 2018, receberam o valor de U$2.418.750,00.

Além do prêmio em dinheiro, a equipe campeã fica com um grande prestígio dentro do cenário. Atraindo mais torcida e, consequentemente, mais publicidade.

O grande fator de sucesso e impulsionamento do E-Sports deve-se a comunidade gamer. Pois os campeonatos eram transmitidos somente online, via livestream. O impulso se deu quando as desenvolvedoras responsáveis pelos jogos de grande nome, como League of Legends e DOTA, conseguiram tirar os gamers de suas casas e os introduziram nas Arenas, que seria o local onde os campeonatos seriam realizados. Basicamente como estádios de futebol, em que o torcedor vai para torcer para o seu time de coração. Causando também grande identificação de parte do público com estes jogadores profissionais que passam a ideia de que qualquer um poderia estar neste lugar, competindo e ficando conhecido no cenário.

A medida de trazer o público para assistir aos campeonatos de perto influenciou no aumento de jogadores ativos em seus jogos e, consequentemente, causou o sucesso destes campeonatos. O que pôde ser visto aqui no Brasil, no ano de 2015, em que o campeonato CBLOL (Campeonato Brasileiro de League of Legends) foi realizado no estádio Allianz Parque, no estado de São Paulo. Levando 12 mil fãs presencialmente para assistir a grande final. Um feito inédito que atraiu olhares do mundo todo, mostrando o poder que este cenário competitivo tinha, visto que hoje em dia o número de pessoas presenciais nestes eventos teve um grande aumento.

Houve também um acréscimo de estrutura. E esta grande final no estádio é lembrada até hoje pelo público brasileiro, por ter sido o primeiro grande evento e pela rivalidade dos dois times presentes. Além da qualidade da partida apresentada. Fato que não passou despercebido pelas grandes marcas, como foi o caso da BMW e da Coca Cola, que hoje patrocinam o time mais conhecido de League of Legends no Brasil: a Pain Gaming.

Divulgação/Riot Games

Atualmente, os responsáveis pelos jogos MOBA estão se aventurando em lançar para todo tipo de plataforma. Como temos hoje os Mobile, o número de jogos lançados para celulares estão crescendo cada vez mais, trazendo um novo tipo de público que pode não ter acesso ao jogo em um computador. Este gênero de jogo deixou claro que veio para ficar e para revolucionar a indústria de games. Contando hoje com um público fiel e consolidado, que cada vez aumenta mais. Se procura por algo divertido e competitivo, este é o seu tipo de jogo!

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