“Chants of Sennaar”, um jogo indie sobre Torre de Babel

“Chants of Sennaar”, um jogo indie sobre Torre de Babel

” Chants of Sennaar ” é um jogo de quebra-cabeça baseado em linguagem, inspirado na história bíblica da Torre de Babel. Nessa reinterpretação, seu personagem percorre cinco andares de uma torre, cada um habitado por uma comunidade diferente com uma língua distinta. Você utiliza um diário pictórico para associar cada palavra encontrada a uma imagem, montando lentamente cada língua à medida que avança.

As palavras aprendidas são usadas para resolver quebra-cabeças, navegar na torre e compreender o que os outros estão dizendo. Tudo isso é possível por meio da decodificação da linguagem, e é importante enfatizar o quão divertido é esse processo.

O Diabo mora nos Detalhes

O encontro com outros personagens em sua jornada é fundamental para avançar. No início do jogo, um viajante pede para você abrir uma porta antes de fazer o mesmo por você, se desculpando e fazendo uma reverência antes de desaparecer. A cada passo, Chants of Sennaar o introduz em seus enigmas por meio dos mistérios e revelações da linguagem.

Embora esses personagens não tenham histórias de fundo além dos detalhes de sua cultura, suas contribuições para sua busca de ascender a torre os fazem sentir como cúmplices ou antagonistas; por exemplo, um grupo de bardos mascarados que riem de você sem palavras cultivam ressentimento, enquanto um fiel animal de estimação pode fazer você sorrir.

Um jogo inferior transformaria cada personagem em uma simples peça de quebra-cabeça, mas o desenvolvedor Rundisc se recusa a fazê-lo, e você conversa com alguém com a mesma frequência com que conversa para resolver um quebra-cabeça.

Essas conversas criam a mesma sensação mágica que você sente ao aprender uma nova língua e perceber pela primeira vez que pode proferir uma sentença completa: Unir palavras em expressão real é cativante, mesmo que você esteja apenas ouvindo alguém lamentar a morte de sua planta. Mesmo quando você não está falando, pode encontrar pessoas tocando música ou fazendo cerâmica. O mundo da torre parece estar vivo.

Tudo são Flores, mas nem todas são Cheirosas

Os pontos mais baixos de ” Chants of Sennaar ” estão nos quebra-cabeças em que você fica preso, e Rundisc fornece as dicas mais redundantes sobre como avançar. Às vezes, esses desafios eram apreciados, pois me permitiam descobrir o caminho por conta própria. Em outras ocasiões, desejava que houvesse um senso mais forte de direção. Quando você está resolvendo os quebra-cabeças com facilidade, o jogo flui; assim que você fica travado, ele diminui a velocidade, tornando-se necessário retroceder.

Este ciclo é interrompido por seções de furtividade, onde você evita inimigos que querem expulsá-lo da torre. Não sou fã de modos de furtividade obrigatórios, e muito menos de tentar resolver quebra-cabeças linguísticos enquanto estou me escondendo. E se os quebra-cabeças já são a parte mais difícil, a furtividade também não fica atrás – alguns níveis parecem um pouco ridículos devido aos controles imprecisos. No entanto, apesar de serem frustrantes, as seções de furtividade tornam o ritmo do jogo mais dinâmico. Além disso, elas possuem o Santo Graal da mecânica de níveis de furtividade – reinicializações instantâneas da mesma sala – então eu nunca podia ficar muito irritado quando era pego. O jogo também possui pontos de viagem rápida para que você possa evitar a maioria das seções de furtividade que já completou.

Conclusão

Quando Chants of Sennaar está em pleno funcionamento, realmente não há nada igual. E quando se torna tedioso, isso não dura muito tempo. Mas acho que diversão é a métrica errada para este jogo. É divertido ver esculturas antigas egípcias? É divertido aprender um idioma? Às vezes. Mas fazemos essas atividades para experimentar um tipo diferente de prazer: acessar uma compreensão compartilhada do que significa ser humano, superando barreiras de tempo e interpretação.

Chants of Sennaar incorpora cada uma de suas peças de resolução de quebra-cabeça em um cubo mágico de conceito, e ainda assim, ele se deleita principalmente na compreensão pan-linguística. A figura que tira uma pausa no telhado, ou o “não” resmungado de um guarda de segurança, ou a risada de uma criança brincando de esconde-esconde, todos servem para lembrá-lo de seu lugar em uma comunidade. Aprender um idioma substitui a observação e apreciação de uma cultura que lhe é desconhecida. É um objetivo elevado para um jogo, e é um objetivo que Chants of Sennaar alcança.

Avaliação: 4 de 5.

Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso linkhttps://amzn.to/3w4vSIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.