Certamente, o preconceito ainda é uma arma que age de forma cruel em nossa sociedade, e as vezes ele pode levar pessoas a situações extremas. Com o intuito de falar deste estigma do ser humano, Close, filme do belga Lukas Dhont, traça uma história sobre uma linda amizade, destruída pelo julgamento alheio, e pelo ar do preconceito.
Assim, temos aqui retratadas as vidas dos dois amigos insepáraveis, Léo e Rémi, adolescentes, que se conhecem desde criança, e tem uma relação muito próxima. A princípios, a relação dos dois é tratada como uma linda amizade, mas logo eles passam a ser questionados por outros jovens, sobre a possibilidade de serem um casal.
Léo fica abalado com essa insinuação, e parte para o afastamento do amigo, magoando seus sentimentos, e tentando se adaptar as normas sociais. Até que uma tragédia traz o peso da culpa ao garoto.
- Essex County | Minissérie inspirada em HQ ganha trailer inédito
- Bad Boys para sempre (Netflix) ação e comédia bem equilibrados
- Crítica | Tropa de Elite no pódio da Netflix
Vale a pena?
Certamente, Close não é um filme fácil de se ver. Principalmente por que o longa trata de um assunto super delicado, junto a condução que Lukas Dhont da ao filme, é fácil se ver incomodado, ou até emocionado. Da mesma forma, as atuações de Eden Dambrine e Gustav De Waele, são um dos grandes pontos do longa. Os dois nos passam, apenas no olhar, um misto de emoções, e dão corpo a um projeto, que nos arrebata em vários momentos.
Dhont conseguiu aqui, uma forma muito sagaz, de mostar seu ponto. Em nenhum momento do longa, vemos algum personagem realmente homofóbico, mas a ideia do diretor, era passar a imagem de que essa homofobia, está inserida como algo cultural. Remi e Léo não podem ser amigos que trocam afetos, não podem ser tão próximos. E é essa ideia de que a amizade, principalmente entre homens, não pode ser emocional, que Dhont coloca em debate.
Em suma, Lukas Dhont conseguiu transparecer sua ideia. Close é um filme lindo e brutal ao mesmo tempo, e questiona todo o status quo de nossa sociedade, e é uma grande amostra sobre a descoberta, e aceitação na adolescência.
Trailer do filme
Ficha técnica
Direção: Lukas Dhont
Roteiro: Lukas Dhont, Angelo Tijssens
Gênero: Drama.
Duração: 105 min.
País: Bélgica, França, Holanda
Ano: 2022
Aliás; você vai comprar algo na Amazon esses dias? Então venha apoiar a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE