Hoje, 04 de Maio, é considerado o Star Wars Day, dia de celebração para a franquia Star Wars. Desse modo, resolvemos mostrá-los como se assistir a Star Wars em ordem. Se existe um formato correto para assistir, vai depender de você. Pois os filmes foram lançados fora de sequência. E com isso, muitas referências passam batidos se resolver ver só na ordem cronológica. Pensando nisso, trouxemos três ordens de como maratonar a franquia, e se tornar fã dessa saga tão especial para a cultura geek.
Observação: O universo da saga é muito extenso, e dessa forma, não só os filmes completam e contam a história completa, existem livros, jogos, quadrinhos, animações e séries englobando tudo. Para ficar mais fácil sua maratona, listaremos só os filmes, e a série The Mandalorian.
Ordem Cronológica
A ordem cronológica é normalmente a mais assistida, pois com ela pode-se perceber com mais facilidade em que etapa da saga tais fatos ocorrem. Nesse sentido, a ordem correta a se ver é: Trilogia Prequel; Han Solo; Rogue One; Trilogia Original; The Mandalorian; e por fim, Trilogia Sequel.
A trilogia prequel é composta por: Ameaça Fantasma; Ataque dos clones; e A Vingança dos Sith.
A trilogia original por: Uma Nova Esperança; O Império Contra-Ataca; e O Retorno de Jedi.
E a trilogia sequel por: O Despertar da Força; Os Últimos Jedi; e A Ascensão Skywalker.
Ordem de Lançamento
Outra famosa ordem para se assistir os filmes é pela ordem que foi lançada. Essa sequência é recomendada para aqueles que não sabem nada sobre a trama, e que, além disso, vão saber diferenciar o tempo correto de cada acontecimento. Já que a primeira trilogia lançada se encaixa no meio da saga, e o Spin Off de Han Solo que saiu em 2018 se passa antes bem lá no começo.
Nesse sentido, a ordem para se ver a franquia é: Trilogia Original; Trilogia Prequel; O Despertar da Força; Rogue One; Os Últimos Jedi; Han Solo; Ascensão Skywalker; e por fim, The Mandalorian.
Ordem recomendada por mim
Como grande fã da franquia que sou, é claro que faria a minha ordem favorita para se ver os filmes. Desse modo, existem dois tipos de pessoa, uma que conhece o grande spoiler sobre Luke e Darth Vader, e uma que está entrando nesse universo agora e não conhece um dos maiores plot twists dos cinemas. Caso você seja a segunda pessoa, minha recomendação é ver pela ordem de lançamento, pois pegará todas as referências com o passar dos filmes e contemplará essa obra de arte que foi o plot twist.
Como esse plot é extremamente batido, e referenciado em muitas obras, desde filmes à livros e séries. É bem provável que você já o conheça, mas mesmo assim quer conhecer o universo Star Wars por completo. Nesse sentido, minha recomendação é: Trilogia Prequel; Han Solo; Trilogia Original; Rogue One; Trilogia Sequel; e por fim, The Mandalorian.
Gosto de recomendar desse modo, por causa dos Spin Offs. Rogue One mesmo que se passe antes de Uma Nova Esperança, é bom ver depois, para se pegar todo o peso que esse filme tem no universo da saga, Han Solo, logo antes da saga que aparece para conhecer o personagem, e The Mandalorian por último, pois por ser uma série é mais extenso e ainda não foi finalizado.
Todos os filmes de Star Wars se encontram no streaming da Disney+.
Por fim, veja também:
Star Wars Day – Panini voltará a publicar HQs de Star Wars no Brasil
Conheça “Galera FC” – a mais nova série brasileira da TNT
Stargirl – Série é renovada para a terceira temporada