Jogo de luta é um dos gêneros mais populares e consolidados aqui no Brasil e no mundo afora. Aqueles que cresceram nos anos 90 puderam presenciar, graças aos fliperamas, a Era de Ouro do gênero, com o surgimento de Street Fighter II, Mortal Kombat, Fatal Fury, The King of Fighters, Tekken, entre outros jogos do gênero. Campeonatos como a Evolution Championship Series (EVO) foram criados e o gênero luta passou a ser reconhecido como um esport (Esporte Eletrônico).
Por conta da popularidade e carinho pelo gênero, alguns brasileiros resolveram criar os seus próprios jogos de luta. Dito isso, confira abaixo alguns dos 6 jogos de luta feitos por brasileiros.
Trajes Fatais: Suits of Fate e a polêmica que prejudicou o andamento do jogo
Trajes Fatais é um jogo de luta 2D do estúdio cearense Onanim Studio que a tempos está em desenvolvimento. Seguindo os moldes de jogos arcade como Street Fighter e The King of Fighters, o jogo ganhou notoriedade pelos seus gráficos bem trabalhados em pixel art, dublagem em português e jogabilidade fluída, além de seu estilo único e “abrasileirado”.
Contudo, o jogo se encontra no inferno do desenvolvimento. O motivo se deve a um dos ex-membros ter supostamente desviado mais de R$ 48 mil dos R$ 114 mil de dinheiro arrecadado no Catarse para o projeto. Após isso, não se tem mais notícias sobre o jogo que sairia em 2018, e ninguém foi ressarcido por isso. No entanto, você pode jogar a versão demo disponibilizada na Steam.
Ganbatte Karate é um grande crossover de karatê
Esse é para os fãs de karatê e de jogos retro. Ganbatte Karate é um fangame em 8 bits desenvolvido pela Ulisoft Indie Games. Com a jogabilidade de luta 2D, Modo História e multiplayer online, o jogo reúne diversos lutadores de karatê, das mais diversas mídias, em um combate para decidir quem é o melhor carateca do mundo. O elenco é composto por diversos personagens, como: Ryu de Street Fighter, Jin Kazama de Tekken, Ryo Sakazaki de Art of Fighting, Daniel LaRusso de Karate Kid/Cobra Kai, entre vários outros. Além deles também existem chars criados exclusivamente para o game.
Street Fighter 6 é anunciado, confira o teaser – Team Comics
Além de Ganbatte Karate, a Ulisoft também produziu alguns outros fangames de luta, como: SNK vs Capcom – Rivalry Conclusion (crossover entre SNK e Capcom), SNK vs Capcom 2 – Rivals e Pocket Slam (crossover entre lutadores de pro wrestling). Atualmente eles estão desenvolvendo um projeto original chamado Super Knockout (Super Nocaute, em tradução livre). Todos seguem o mesmo estilo gráfico e jogabilidade de GK, que você pode baixar gratuitamente clicando aqui.
Science Kombat é um Dream Match de cientistas famosos
Desenvolvido pela revista Superinteressante, Science Kombat é um jogo de luta 2D onde diversos cientistas famosos são colocados para caírem na porrada uns contra os outros. Disponível para os idiomas inglês e português, o jogo contém no total oito personagens jogáveis e um chefe não jogável, sendo eles: Albert Einstein, Charles Darwin, Nikola Tesla, Isaac Newton, Stephen Hawking, Pitágoras, Marie Curie, Alan Turing e Deus (vulgo o chefe final).
O jogo foi criado para educar os mais jovens. Não é atoa que na tela de seleção de personagens aparece uma pequena biografia sobre cada cientista selecionado. O jogo estava disponível online para navegadores, mas parece que a Superinteressante não o valorizou o suficiente, pois o site para jogar atualmente se encontra fechado. Uma pena.
GUTS é bizarro e isso é bom
Lançado em novembro de 2017 pela Flux Games, GUTS é um dos jogos de luta mais malucos já feitos na história dos videogames. O objetivo é simples: o jogador deve escolher um dos 9 personagens disponíveis e desmembrar o seu oponente para, enfim, finalizá-lo. O jogo é tão louco que o seu personagem pode continuar lutando mesmo sem os braços e pernas. Ganha aquele que despedaçar o oponente primeiro.
O visual dos personagens são tão únicos que o criador de JoJo’s os chamariam de “bizarros”. Além disso, GUTS é um jogo 2.5D que contém modo online, multiplayer local, modo história, dublagem, bastante sangue e humor negro. É um jogo divertido e perfeito para aqueles que buscam um fighting game tão violento quanto Mortal Kombat.
Atualmente ele se encontra disponível na Steam.
Pocket Bravery é o jogo brasileiro mais aguardado de todos os tempos
Talvez o mais popular, divulgado e queridinho jogo brasileiro do gênero luta. Ainda em desenvolvimento, Pocket Bravery vem ganhando atenção a nível internacional, chegando até ter a demo jogada por Justin Wong. Com o estilo de arte SD (Super Deformed) e jogabilidade 2D, o jogo da Statera Studio promete abalar o mercado nacional de games.
Como podemos ver na demo disponibilizada na Steam, o jogo contém dublagem em português, legendas em português e inglês, modo treino, multiplayer local e combos frenéticos que lembram clássicos como The King of Fighters. Os desenvolvedores também prometeram que a versão completa do jogo terá modo online, modo história, modo arcade, tag strike (batalha em dupla), versão para mobile, novos personagens jogáveis, entre outras novidades que serão disponibilizadas caso o estúdio bata a meta em sua campanha financeira.
Pocket Bravery está para ser lançado no segundo semestre de 2022.
Street Chaves é um clássico da década de 2000
Embora Pocket Bravery seja atualmente o jogo de luta mais popular feito no Brasil, Street Chaves estará sempre no coração daqueles que cresceram na década de 2000. Lançado em janeiro de 2004 pela CyberGamba, o game é uma paródia de Street Fighter, Fatal Fury, Darkstalkers, Art of Fighting e The King of Fighters, utilizando personagens do Chaves.
Nele você pode jogar o modo arcade e o modo versus. O jogo dispõe 12 cenários e 15 personagens jogáveis (cada um imitando um personagem da Capcom e da SNK), sendo eles: Chaves (imitando os movimentos de Terry Bogard), Seu Madruga (Robert Garcia), Chiquinha (Yuri Sakazaki), Quico (Andy Bogard), Dona Florinda (Chun-Li), Professor Girafales (Sagat), Seu Barriga (Chang Koehan), Dona Clotilde (Demitri Maximoff), Paty (Cammy), Nhonho (E. Honda), Godines (Cody), Sr. Furtado (Dan Hibiki), Jaiminho (M. Bison), Dona Neves (Athena Asamiya) e Glória (Mai Shiranui).
Deseja criar confrontos épicos entre a vila do Chaves? Pois saiba que esse é o jogo certo para você.