José Mojica Marins, o Zé do Caixão é o pai do terror brasileiro. Sendo assim, o lendário diretor, que nos deixou em 2020, tem uma longa carreira no cinema, e, uma obra inédita de sua autoria, chega aos cinemas neste mês. A Praga, é o filme perdido de Mojica. O longa finaliza um trabalho, que não pode ser terminado em vida pelo diretor, com uma longa história de infortúnios.
O projeto nasceu na década de 1960, como um episódio da antologia Além, Muito Além do Além, exibida pela TV Bandeirantes entre 1967 e 1968. Essa versão, porém, se perdeu em um incêndio na emissora. Na década de 1980, Mojica refilmou A Praga, mas não conseguiu finalizá-la.
- Dramaturgo Zé Celso morre aos 86 anos
- Wham! – Carinhoso documentário sobre a banda chega a Netflix
- A Freira 2 ganha trailer oficial
Veja o trailer da obra
Quem retomou o projeto foi Eugenio Puppo, que se dedicou por 15 anos a buscar os rolos originais do filme perdido.
Ele falou da importância da restauração:
“Todo o cuidado que tivemos com a recuperação do filme foi importante para não deixar que ele se perdesse através da história. Fizemos de tudo para manter a autenticidade, oferecer ao público algo muito próximo do que tínhamos encontrado, com a veracidade de um autêntico filme de Mojica.
Quando me contava sobre os vários trabalhos que não conseguiu concluir, ele sempre fazia referências ao ‘A Praga’. Agora, finalmente o filme terá um lançamento à altura de sua importância.”
A Praga chega aos cinemas brasileiros hoje.
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE