Conheça o Capitão América negro Isaiah Bradley

Conheça o Capitão América negro Isaiah Bradley

Em 1940, havia um homem que tinha muitas das mesmas qualidades de Steve Rogers – exceto por uma, a cor de sua pele. O sinopse do Hq : Verdade: Vermelho, Branco e Preto (2003)

Verdade: Vermelho, Branco e Preto # 2

Durante a segunda guerra com a “morte” de Steve (capitão américa) o exercito americano acabou perdendo não apenas seu super soldado mas a formula para criar novos, já que o criador da formula estava morto, essa perda abalou e muito o exercito o deixando desesperado em busca de um novo super soldado, criando assim um programa para desenvolver ou tentar criar um novo.

Em pouco tempo as forças armadas reuniram 300 de seus homens mais dispensáveis, enviando cartas as suas famílias informando que eles aviam morrido em combate e os reunindo em uma espécie de campo de concentração, para que focem submetidos contra sua vontade a varias drogas e testes com o intuito de desenvolver um novo super soldado.

Os testes e as drogas acabaram matando a maioria dos “voluntários” já que eram poderosas de mais para o organismo humano, causando desde de ossos quebrados a indivíduos em estado vegetativo. Apenas cinco homens sobreviveram aos experimentos com algumas sequelas como deformidade em algumas parte do corpo, entre os sobreviventes estava Isaia Bradiley um homem justo e amoroso do Bronx, profundamente apaixonado e ansioso para o futuro. Em 1940, ele se casou com Faith Bradley a mulher que ficaria ao seu lado durante a guerra. Apenas dois anos depois, em 1942, Bradley se alistou para servir nas Forças armadas deixando sua esposa gravida mas com a promessa que retornaria para ela. O treinamento básico no Mississippi estava chegando, e seria diferente de tudo que ele havia imaginado.

Isaia é o segundo da esquerda para a direita

Com o “sucesso” no desenvolvimento dos novos super soldados todos os sobreviventes foram mandados para frente dos campos de batalha, mas apenas Isaia sobreviveu a todas as missões que em sua maioria eram suicidas, como ultima missão ele deveria se infiltrar em território alemão e acabar com a fabricação de uma versão do soro do super soldado que a Alemanha vinha desenvolvendo, antes de partir para oque pensava ser sua ultima missão já que iria completamente sozinho e sem apoio algum no centro do território inimigo, sem ao menos um meio para voltar para casa, então decidiu roubar um uniforme do capitão américa e um escudo com os dizeres dupla vitória (uma vitória para você e outra para seu país).

seu filho Jhosias utilizando o escudo

Após destruir o campo de testes de super soldados nazistas a missão foi um sucesso, mas ele acabou sendo capturado, mas quando os nazitas estavam o transportando para um campo de concentração, ele foi salvo por um grupo de combatentes da liberdade e com ajuda deles conseguiu voltar pros E.U.A, onde ele achou que finalmente estaria em casa e em segurança após tantos anos servindo seu pais.

Mas para sua surpresa ele foi levado a corte marcial sendo condenado a prisão perpetua, e lá ele serviu de cobaia para mais testes governamentais por 17 longos anos, ate o dia em que recebeu perdão por todos os seus crimes.

Isaia Preso pelos serviços prestados a seu pais

Quando finalmente ganha o direito de viver livre, volta aos braços de sua esposa e de sua família, podendo finalmente conhecer sua filha, além se tornar uma lenda na comunidade onde nasceu já que o governo tentou apagar tudo sobre ele ninguém sabia se o capitão américa negro realmente avia existido ou era apenas uma lenda urbana, nas paginas do Hq verdade quando Steve conhece o Sr. Bradiley podemos velo ao lado de diversas celebridades negras ao longo dos anos, mostrando que ele nunca deixou de lutar pelo seu povo.

Bradiley pode não ser um personagem recorrente nas paginas da Marvel, mas todas as vezes em que ele aparece é tratado com um extremo respeito por toda a comunidade heroica (ate mesmo entre alguns super vilões) inclusive foi um dos convidados de honra no casamento do Pantera negra.

Em Pantera negra #18 (2005)

Seus descendentes continuaram a tradição heroica na família, um de seus filhos além de seguir os paços do pai se alistou no exercito e lutou no viatina, além de ter integrado uma equipe com o maquina de combate. O neto do Isaiah o Elijah “Eli” Bradley é um dos novos vingadores o patriota.

Fora dos Quadrinhos

Fora das Paginas ele foi citado e fez uma breve aparição no UCM, na serie Falcão e soldado invernal. Aparentemente não há diferenças entre esta versão e a dos quadrinhos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.