Coreia: o País do Acompanhamento é mais uma série documental da Netflix sobre a culinária sul-coreana. Saiba o que esperar!
Reunir estrelas para um programa de variedades já se tornou um hábito na Coreia do Sul. Melhor ainda – para os apreciadores de uma boa refeição – se a atração também for sobre comida. A Netflix soube incluir no catálogo Coreia: o País do Acompanhamento, que mostra o quão importante é a gastronomia para os sul-coreanos.
Estrelada pelo artista de manhwa Huh Young-man, o ator Ryu Su-young e a cantora Mimi, do grupo de K-Pop Oh My Girl, a série documental explora as origens dos pratos sul-coreanos, que são internacionalmente conhecidos por seus sabores e preparos únicos.
- Meninas Malvadas: A Sátira Subversiva do Ensino Médio (Crítica)
- Era uma Vez uma Estrela – Filme tailandês da Netflix
- Tudo Pra Ontem aborda superficialmente os problemas da adolescência
No primeiro episódio, “Enrolar, Misturar e Fermentar”, a importância do Banchan, pequenos acompanhamentos servidos junto ao arroz – o centro de tudo -, é orquestramente detalhada desde os livros históricos, passando por suas regras ao ser colocado à mesa, chegando aos restaurantes renomados no país.
Para os sul-coreanos, a arte de cozinhar está em você colocar o seu coração, sem pular refeições “construídas” com muito trabalho, significados, origens e desejos. De província em província, a produção traz imagens espetaculares do preparo dos alimentos e apresenta personagens reais com histórias inspiradoras.
Vale a pena?
Ao longo de 55 minutos, o episódio de estreia traz cenas divertidas entre Young-man, Su-young e Mimi experimentando refeições variadas; que vão te deixar, digamos, com vontade de sair correndo para o restaurante coreano mais próximo.
O aprendizado é o ponto alto da nova série documental: estima-se que o arroz seja cultivado na Coreia do Sul desde antes de Cristo, compara-se a importância do cultivo do café ao do arroz, abre-se um leque de possibilidades para um perfeito Banchan [que pode facilmente chegar a 1.500 acompanhamentos].
Tudo isso à base de experiências gastronômicas, que incluem a famosa prática do Ssam – “embrulhar” uma pequena mistura de alimentos em um vegetal folhoso – vinda dos Bojagis, embrulhos tradicionais coreanos; e o prazer em esperar a comida a ser servida com deleite, com a mágica da conservação e fermentação.
Quer saber a origem do Bokssam? O propósito da sopa de ova de arraia de Jeolla? A razão de misturar o Bibimbap? E o poder do óleo de gergelim? Coreia: o País do Acompanhamento é a melhor pedida para seu tempo livre e curioso.
Para os bons amantes da culinária e que deseja saber um pouco mais sobre uma nova cultura, a frase reflexiva ao final do episódio fala por si só: “É reflexo de toda nossa cultura em demonstrar amor para as pessoas com quem comemos”.
Ficha Técnica
País: Coréia do Sul
Gênero: Documentário sobre Gastronomia
Ano: 2023
Classificação: 10
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE