Inofensivo, abnegado, confiável, virtuoso, moral e… de que adianta ser uma boa pessoa? Se você nunca fez mal a ninguém em toda a sua vida, pode dizer que é realmente uma boa pessoa? Se você está disposto a sujar as mãos por justiça, isso faz de você uma pessoa má? Essa questão é muito bem debatida em 10 Dias de um Homem Bom, que chegou ao catálogo da Netflix no dia 22 de fevereiro e, desde então, se mantém no Top 10 de filmes mais vistos da plataforma de streaming, ocupando neste exato momento a terceira posição do ranking.
Com direção de Uluç Bayraktar (Ezel) e estrelada por Nejat İşler (Istambul Vermelho), a trama acompanha a história de um detetive particular que tenta ajudar a todos e se vê em uma jornada por justiça.
- Carandiru | Netflix Aposta em Clássicos Nacionais
- Série sobre Muhammad Ali está em desenvolvimento
- Burger King lança loja temática de Free Fire!
Baseado em fatos reais?
Na verdade, o longa não é baseado em uma história real. 10 Dias de um Homem Bom é apenas adaptado do romance muito bem escrito de Mehmet Eroglu, que recebeu o nome de Iyi Adamin 10 Günü e foi best seller na Turquia.
O livro faz parte de uma trilogia intitulada Eroglu e o filme emula o primeiro romance dessa história. Portanto, pode ficar ligado, pois se temos esse primeiro capítulo, possivelmente o longa é o primeiro de uma trilogia a estrear na Netflix.
Vale a pena?
Primeiramente, você tem que admirar a persistência obstinada do diretor em seguir um roteiro que nem mesmo ele poderia entender no meio do caminho. Isso não é tão envolvente, mas é confuso e repleto de subtramas rebeldes e incompreensíveis, além de personagens ridiculamente numerosos, tornando tudo demais para acompanhar.
Ademais, grande parte do tom é estabelecido em encontros entre Sadik, que geralmente reprime um sorriso malicioso, e mafiosos assustadores e práticos que não hesitam em torturar e matar. A pateta indiferente de Sadik dá a todo o cenário um ar de irrealidade que salta contra a realidade sórdida das empresas criminosas da cidade grande que ele encontra à espreita em cada sombra. Na segunda hora, é realmente impossível manter os nomes e as relações de todos corretos, independentemente de seus papéis nas várias tramas interligadas.
Por fim, admito que o filme tem uma pegada leve e passa uma mensagem de conforto e esperança. No entanto, fica a sensação de que falta algo que o diferencie de tantas outras produções.
Confira o trailer de 10 Dias de um Homem Bom
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE
Ficha Técnica
Direção: Uluç Bayraktar
Roteiro: Mehmet Eroglu e Damla Serim
Duração: 124 minutos
País: Turquia
Gênero: Drama, mistério & thriller
Ano: 2023
Classificação: 16 anos