Fazer uma crítica de Adão Negro, o mais novo filme de Super-Herói estreado por Dwayne Johnson, seria ruim sem levantar alguns pontos. Então, primeiramente, precisamos adentrar numa questão importante antes de falar do filme, que é o estilo Dwayne de fazer filme. Nos dias de hoje, é extremamente fácil perceber que Dwayne tem uma fórmula de atuação e seleciona os papéis que seguem esse formato. Disso isso, temos filmes majoritariamente de ação com um conteúdo muito semelhante carregado de alívio cômico e com um protagonista extremamente carismático.
São essas características que levam Dwayne Johnson a ser o ator mais bem pago do planeta, não por talento, mas por distribuir tudo que a grande massa quer consumir: Um filme leve e divertido. Dificilmente, o público rejeita um filme nesse formato, normalmente é fortemente abraçado e com uma bilheteria altíssima. Tudo isso faz dele a maior figura atualmente em hollywood, o que nos leva a questionar o que de novo poderia vir dele.
Consequentemente, nos dias de hoje temos um gênero que, independentemente da qualidade, faz sucesso: Super-Heróis. Adão Negro é interpretado por The Rock e há muito tempo está sendo idealizado por ele. Pra os fãs da DC, a entrada de The Rock para os estúdios muda de fato o formato da realização dos filmes em que estava acostumado a atuar. É importante, também, entender que The Rock é produtor do filme e tem uma influência muito grande no universo DC atualmente, então as mudanças feitas por ele são dentro do estúdio, mas também diretamente no filme.
Crítica e o destrinchar de Adão Negro
O filme está levando muita gente ao cinema, vemos a maior estreia de um filme do ator mais valioso do planeta. Em suma, não há dúvida que é um filme popular, um block buster juntando 2 imãs de dinheiro e fama: Dwayne Johnson e DC Comics. Eu acredito que o filme potencializa as duas faces do estilo Dwayne. Os acertos são grandes e notórios, é um filme sombrio e imponente assim como o personagem representado, a imponência e a falta de misericórdia do personagem condizem também com a postura bruta do ator, ou seja, vemos The Rock em sua versão mais forte e cascuda. Contudo, digo isso com muita tristeza, a escolha de alívio cômico é horrível.
A introdução da família moradora da cidade originária do Adão Negro é vergonhosa e torcemos o máximo para acabar o mais breve possível. Basicamente, pontos fracos dos filmes típicos do ator são potencializados e vemos um roteiro fraco. A atuação da mãe e do filho são incrivelmente péssimas e a maioria das cenas onde eles estão presentes são estragadas pelos próprios. Mesmo The Rock não tendo uma flexibilidade alta em atuar e em mudanças de expressões, ele se sai muito bem com o personagem. As suas ações falam muito mais que qualquer possível diálogo e, dessa vez, não seria justo falar mal da sua atuação.Pelo contrário, as críticas ficam todas para a dupla dinâmica da vergonha, que conseguem estragar quase todas as cenas que participam. A atuação principalmente da criança não convence em nenhum momento e traz irritação sempre que aparece em tela, um filme épico sem eles, virou um filme razoável com suas presenças.
Sociedade da Justiça
Por fim, as cenas com a sociedade da justiça são de brilhar os olhos e não cessam nossas vontades de ver eles em ação. O potencial do grupo é gigantesco e provavelmente terão trabalhos focado neles, é o grande acerto do filme junto ao protagonista. O Senhor Destino rouba a cena completamente e os poderes são extremamente interessantes e criativos.
Por fim, alguns problemas de lógica e até mesmo do seguimento de regras feitas pelo próprio universo incomodam, necessitando de uma vista grossa um pouco mais intensa para não se incomodar com essas questões.
Adão Negro traz novos ares para o universo compartilhado DC, mas peca consideravelmente em questões simples. Dito isso, é uma boa experiência de se vivenciar, principalmente pelas novidades que chegaram e a excentricidade dos personagens.
Ficha técnica
Título: Adão Negro
Diretor: Jaume Collet-Serra
Roteiro: Adam Sztykiel, Rory Haines, Sohrab Noshirvani
Elenco: Dwayne Johnson, Pierce Brosnan, Quintessa Swindell
Gênero: Ação/Fantasia/Super-Herói
Ano de produção: 2022
Por fim, não deixe de conferir.