Sendo o principal centro financeiro dos EUA, Wall Street já inspirou muitos filmes de Hollywood. Wall Street – Poder e Cobiça (1987), Psicopata Americano (2000) e O Lobo de Wall Street (2013) são ótimos exemplos do gênero. Produzido pela Netflix numa série documental de quatro episódios, Bernie Madoff: O Golpista de Wall Street narra a história de Bernie Madoff, o homem que aplicou o maior golpe financeiro da história do mercado.
A série conta desde sua infância no Queens até sua morte na prisão, mostrando todo o processo que fez Madoff se tornar um dos nomes mais importantes de Wall Street.
- A Mulher dos Mortos (Netflix) | Série é interessante, porém previsível
- ‘Colombiana: Em busca de vingança’ (e originalidade) – Netflix
- Coringa fica “grávido” nos quadrinhos da DC
Madoff e o seu golpe
Mas afinal, como Madoff aplicou esse golpe?
Bom, ele começou aplicando esse golpe em 1987 e só foi descoberto na crise financeira de 2008. Madoff administrava um fundo de cobertura, onde as pessoas que quisessem investir deveriam entregar o dinheiro a ele (com a falsa promessa de que teriam um grande retorno).
Esse fundo de cobertura tinha rendimentos ótimos e os números eram plausíveis (mas claro que era todos números falsos), afinal ele era um investidor de sucesso, por este motivo não tinha o porquê de ter suspeitas.
Em 1999, o analista financeiro Harry Markopolos começou a desconfiar de Bernie Madoff e resolveu fazer um levantamento detalhado do fundo de cobertura dele, descobrindo assim a fraude. Assim que descobriu o esquema, o analista correu avisar a comissão de valores imobiliários e, para sua surpresa, ninguém acreditou (afinal ele estava chamando um dos investidores mais importantes do mundo de ladrão).
Dessa forma o esquema de Madoff perdurou por mais 9 anos até que se encerrou em 2008.
Bernie Madoff possuía um fundo de cobertura com mais de 4.800 pessoas e empresas, incluindo o diretor Steven Spielberg, o time de baseball New York Mets e até mesmo o banco Santander, totalizando um valor de 64,8 bilhões investidos que ele roubou.
Bernie Madoff foi o responsável por arruinar vidas e famílias, varias pessoas perderam tudo o que tinham e algumas delas acabaram tirando a própria vida. Madoff foi condenado a 148 anos de prisão, mas faleceu na cadeia em 2021, aos 82 anos, cumprindo apenas 2 anos de sua sentença.
Vale a pena?
Logo de cara, ressalto que Bernie Madoff: O Golpista de Wall Street é um grande acerto da Netflix.
A série entretém, te prende no caso e no começo até faz você ter empatia pelo Madoff. No entanto, ao decorrer da história começamos a sentir raiva e ficar incrédulo sobre como as coisas aconteceram.
Por fim, Bernie Madoff: O Golpista de Wall Street é uma série bem feita e que com certeza vai virar material de estudo para futuros investidores.
Confira o trailer de Bernie Madoff: O Golpista de Wall Street
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE
Ficha Técnica
Direção: Joe Berlinger
Episódios: 4
País: Estados Unidos
Gênero: Documentário
Ano: 2023
Classificação: 16