Crítica | Duna – Villeneuve acerta novamente

Crítica | Duna – Villeneuve acerta novamente

“Em tempos, os homens entregavam o pensamento às máquinas, na esperança de que isso os libertasse. Mas só permitiu que outros homens com máquinas os escravizassem”

Frank Herbert, autor do livro “Duna”

Antes de mais nada, Duna é um grandioso livro escrito por Frank Herbert que conta a história de Paul Atreides, filho do duque Leto, líder da casa Atreides, e Lady Jessica, uma Bene Gesserit. O livro apresenta diversas tramas importantes que lhe faz ser um marco do gênero mesmo após muito tempo do lançamento, assim como, Senhor dos Anéis.

Nesse sentido, uma adaptação de sua história já poderia ser esperada há muito tempo. Visto que, sua antiga adaptação ficou rapidamente marcada por conta dos baixos efeitos visuais da época e má adaptação da obra como um todo. De forma a resolver esse problema, é aí que entra o visionário Denis Villeneuve, responsável por outras aclamadas obras como: Blade Runner 2049; A Chegada; Sicario: Terra de Ninguém; e O Homem Duplicado.

Desse modo, o diretor acerta e muito em adaptar Duna de uma forma mais “lenta”, de um jeito tão bem trabalhado pelos atores, que uma indicação ao Oscar não seria algo extraordinário. Essa “lentidão” serve também para explicar de forma magistral os principais temas abordados pela obra, que é o contexto político; as ordens das casas; armações e traições; ecologia; e tirania.

Diretor Denis Villeneuve no set de filmagens de Duna.
Divulgação / Warner Bros. / Denis Villeneuve no set de Duna.

Cenários e caracterização

Ademais, outro forte ponto do longa são suas fotografias e cenários. Os efeitos são incrivelmente bons, e com isso suas paisagens são deslumbrantes, nele, tudo é bonito, novo, empolgante, desde os desertos do planeta Arrakis, até os lagos e bosques do planeta Caladan. Além disso, o diretor nos traz uma caracterização extraordinária, de forma que atores já conhecidos pelo público em papéis famosos se desvinculem deles, ou até mesmo, nem os reconheçam.

Dessa forma, conseguimos entrar no filme, entendemos as situações passadas pelos personagens e conseguimos nos conectar com eles. Nesse sentido, o extremo calor do planeta gera uma sensação única ao assistir o filme, percebemos a dificuldade de se adaptar ao clima e como a tecnologia evoluiu para que isso fosse possível.

  • Imagem do planeta Caladan, planeta governado pela casa Atreides antes de se mudarem para Arrakis.
  • Planeta Arrakis, também conhecido como Duna.
  • Stellan Skarsgård como Barão Harkonnen no filme Duns
  • Dave Bautista como Glossu Raban em Duna
  • Josh Brolin como Gurney Halleck

Personagens e história

Além disso, a adaptação nos traz personagens muito bem desenvolvidos e que possuem um bom tempo para apreciarmos as maravilhosas atuações. Até mesmo Zendaya que possui o menor tempo de tela entre os principais personagens consegue se destacar, e deixa aquele gostinho de quero mais para uma futura continuação.

Analogamente, entre os principais personagens, Timothée Chalamet e Rebecca Ferguson roubam totalmente todas as cenas em que aparecem, dito isso, não é algo extraordinário serem lembrados pelas grandes premiações, e até mesmo indicados ao Oscar.

Nesse sentido, percebemos que Villeneuve conhecia muito bem a história a ser adaptada e sabia como fazer com que ela ficasse bem amarrada. E esse feito é tão grande por conta da dificuldade de se adaptar uma obra tão complexa quanto essa. As questões de política, religião, e etnia são tão importantes que caso fosse mal adaptado, teríamos somente mais um filme de ficção científica com um pouco de ação no espaço.

Felizmente, toda a sua mitologia foi bem adaptada, e agora ficamos com aquela sensação de quero mais, já que o filme adaptou somente as primeiras 300 páginas do livro. História temos, e sabemos que podemos confiar no diretor para a sua finalização, falta só a nossa querida Warner dar sinal verde para a produção.

Nota: 5/5

Personagens de Duna, Timothee Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac e Josh Brolin.
Divulgação / Warner Bros.

Ficha Técnica

Título: Dune / PT-BR: Duna
Direção: Denis Villeneuve
Roteiro: Denis Villeneuve, Eric Roth, Jon Spaihts
Elenco: Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Zendaya, Jason Momoa, Josh Brolin, Stellan Skarsgård, Dave Bautista
Distribuição: Warner Bros. Pictures.
Ano: 2021

Por fim, confira também:
Duna – Trailer final é revelado
‘My Name’, uma brutal história de vingança
Venom 2: Kevin Feige fala sobre cena pós-créditos do filme

Em conclusão, caso você não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias, sorteios, curiosidades e os melhores memes do velho oeste. Além disso, se inscreva em nosso CANAL NO YOUTUBE, onde encontrará diversos vídeos sobre o universo geek em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.