A Segunda Guerra Mundial inspirou diversas obras cinematográficas e já foi bastante explorada no cinema. Também é verdade que quando se trata da Segunda Guerra, uma chuva de filmes está a nossa disposição, muitos deles com temas superinteressantes e visões alternativas de como a guerra afetou a sociedade. No entanto, há poucos filmes na Netflix sobre o mais terrível período do século XX.
Tendo estreado nos cinemas em março de 2021, o longa norueguês Narvik ganhou distribuição mundial da Netflix nesta segunda (23) e já integra o catálogo da plataforma de streaming.
- Avatar: O Caminho da Água | Filme atinge marca de 2 bilhões de dólares
- Xbox e Bethesda – Transmissão Developer Direct
- The Last of Us: Ep 2 – Um capítulo competente
O filme começa em 8 de abril de 1940, quando a Noruega ainda é um país neutro e tenta encontrar um equilíbrio entre britânicos e alemães para manter os dois felizes, para que nenhum deles tente tomar Narvik para si. Inicialmente, ambos concordam com o tratado, mas no dia seguinte, a Alemanha revela suas reais intenções e o povo de Narvik experimenta o horror da guerra.
Com a primeira derrota de Hitler na Segunda Guerra como pano de fundo, o longa é centrado em dois personagens principais: o jovem cabo Gunnar Tofte (Carl Martin Eggesbø) e em Ingrid Tofte (Kristine Hartgen), uma jovem que trabalha como empregada doméstica e intérprete em um hotel e que se vê completamente dividida, sendo forçada a colaborar contra sua vontade.
Narvik é baseado em fatos reais?
Sim, os eventos de Narvik são baseados em uma história real. No entanto, a trama é mostrada através da perspectiva de personagens fictícios. O longa recria a Batalha de Narvik, onde as forças aliadas se juntaram ao exército norueguês para lutar contra os alemães e empurrá-los de volta para a Suécia.
Contudo, quando se trata dos personagens, a história é fictícia, embora capte a experiência real do povo de Narvik.
Vale a pena?
Em suma, Narvik é um filme bastante genérico. Embora o longa saiba trabalhar muito bem com os personagens e as emoções (principalmente a empatia) dos expectadores, depois de um tempo a única coisa que o expectador precisa lidar é com o sono que o filme causa.
Ademais, quero destacar a minha decepção em relação a narrativa construída no filme. Os produtores desperdiçaram o enorme potencial original da história e transformaram em mais um filme sobre as mesmas coisas da segunda guerra, com personagens similares e com relatos que já vimos antes.
Por fim, Narvik recai na maldição da maioria dos filmes da Netflix e tende a ser uma produção que rapidamente cairá no esquecimento do público.
Confira o trailer de Narvik
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE
Ficha Técnica
Direção: Erik Skjoldbjærg
Roteiro: Erik Skjoldbjærg, Christopher Grøndahl, Live Bonnevie e Sebastian Torngren Wartin
Duração: 109 minutos
País: Noruega
Gênero: Drama
Ano: 2021
Classificação: 14 anos