No dia 16 de Novembro, os Racionais e a Netflix se juntaram para realizar um documentário do maior grupo de Rap da América Latina. Primeiramente, é necessário termos esse tipo de entendimento para que possamos dar o devido valor e sentir a proporção de suas ações em toda a sociedade e na cena do Rap. No passado, em meados dos anos 80, o rap já ganhava bastante força nos Estados Unidos, que distribuia tendências para o mundo. Dito isso, os artistas brasileiros filtravam as músicas usando-as nas próprias e aprendendo técnicas com artistas internacionais. Porém, o rap não era tão famoso no nosso pais, dificultando ainda mais a luta e o passar das ideias. Em suma, os artistas do gênero lutavam para terem uma voz mais ativa e para o crescimento do gênero no Brasil.
Inicialmente, o objetivo do documentário é nos contar a história do grupo, como foi sua origem e por quais situações passaram, além de curiosidades e histórias pecualiares. A obra tem um contexto bem linear, se baseando nos anos de forma rígida, sem avançar ou voltar no tempo. Acompanhamos tudo partindo do individual de cada integrante e conseguimos ver o que os diferencia hoje e sua evolução em 30 anos de carreira. Consequentemente, quando partem do individual para o coletivo conseguimos ligar o Racionais que conhecemos com histórias íntimas que não sabiamos da existência. Além disso, tivemos conhecimento sobre o processo de realização de diversos clássicos e a forma como tudo aquilo foi concebido. Por fim, partipações de grupos e pessoas famosas, influencias e influenciados pelo grupo se fazem presente, mostrando suas versões da história sob perspectivas diferentes.
Netflix e Racionais – Fusão de Gigantes
Todos sabemos o quão grande a Netflix é, então, naturalmente esperamos que uma produção de Netflix e Racionais precise ser de grande porte. Acredito com muita veemência que o grupo mudou o Brasil. Portanto, tudo que faltava era, literalmente, um filme, mostrando suas vidas e todo o processo de revolução e evolução do rap brasileiro. A Netflix traz uma produção tecnicamente perfeita, em minha opinião, agrupando um acervo gigantesco de informação, fazendo que o documentário tenha a qualidade necessária e proporcional à qualidade do grupo. Porém, o maior benefício é a visibilidade que a plataforma traz e toda a praticidade inserida nela. Isso conversa diretamente com as pessoas mais novas que não conhecem o grupo e com os fãs de rap que não são familiarizados com o gênero em outra vertente.
Digo também que temos um documentário histórico que pode ser acompanhado por pessoas que não conheçam o grupo ou que queiram saber mais sobre o rap brasileiro. A Netflix também atua em levar o documentário para diversos outros países em línguas que nunca sequer ouvimos. Espalhar a mensagem daqueles que recriaram o rap brasileiro para o mundo é importantíssimo. Racionais faz história mais uma vez. O documentário pode servir também como um certo guia para os interessados que querem se aprofundar melhor no grupo.
A mensagem é mais importante que o mensageiro.
Ficha técnica
Título: Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo
Diretor: Juliana Vincente
Roteiro: Juliana Vincente
Elenco: DJ KL Jay, Edi Rock, Ice Blue e Mano Brown
Gênero: Documentário
Ano de produção: 2022
Por fim, não deixe de conferir.