Crítica| Reação em Cadeia

Crítica| Reação em Cadeia

Novo filme de Márcio Garcia, Reação em Cadeia é uma boa idéia, mas sofre com a falta de recursos.

Na contramão do estereótipo dos filmes do cinema nacional, estreia nesta quinta-feira o longa Reação em Cadeia; e a princípio, Márcio Garcia trouxe um filme muito interessante de ação, para o cinema brasileiro.

Somos apresentados ao Guilherme (Bruno Gissoni), que é um auditor contratado para rastrear, descobrir esquemas de corrupção. Contudo ele foca tanto no trabalho que esquece o mundo ao seu redor e nele está incluso quem mais importa: sua família.

Sua esposa desiste do casamento ao perceber que a balança da vida do Guilherme pende mais pro lado do trabalho, do que do matrimônio; sendo assim, aí que protagonista se afunda no emprego.

Na realidade, ele se afunda; pois ao conseguir uma promoção que ele sempre quis, Guilherme se depara com a escória da política nacional.

De fato, ele faz seu serviço bem e descobre um esquema milionário envolvendo a empresa de seu patrão, contudo isso não passava de um espécie de teste pra saber se ele era capaz de lidar com essa podridão, chamada corrupção; no fim ele acaba sendo obrigado a ajudar, já que sua filha que está no exterior foi ameaçada pelos capangas de seu chefe.

Do segundo ato em diante, Guilherme tem que lidar com a pressão de ser obrigado a trabalhar em um esquema de corrupção nacional e ele ainda tem que lidar com os acontecimentos do outro núcleo do filme. Talvez pela carência, Guilherme se envolve emocionalmente com uma antiga amiga, a Lara (Monique Alfradique) e a partir daí, a ação começa.

Lara usa o Guilherme para conseguir uma quantia alta de dinheiro, afim de ajudar seu namorado Zulu (André Bankoff); com isso a trama começa a pegar fogo, pois o Guilherme tá envolvido em um esquema de lavagem de dinheiro e tenta desesperadamente sair disso, ao passo que ele também tenta sem sucesso manter contato com a Lara, que o ignora. Em meio a isso, Zulu tem que pagar uma dívida para um traficante; todavia mesmo pagando a dívida, ele e Lara são enganados e ainda ficam em débito com o criminoso.

Eis que os núcleos se cruzam, Guilherme ávido por fugir do esquema de corrupção, Lara e Zulu desesperados pra pagar o traficante.

Com a ajuda de seu fiel companheiro Tadeu( André Garib), Guilherme cria um meticuloso plano que irá livrar a cara dos dois, envolvendo desde a polícia federal, até os próprios traficantes.

Parece surreal que isso possa dar certo, mas achei a resolução bem interessante do ponto de vista lógico. “Reação em Cadeia” é uma opção interessante para quem se interessa por ação e sente falta de opções do gênero no Brasil. Mesmo com pouquíssimo recurso, acho que Márcio Garcia conseguiu fazer bem o seu papel como diretor.

Sabemos como a falta de recurso é limitante para as cenas de perseguição, efeitos especiais e tal. Por isso incentivo cada vez mais produções nacionais. Creio que só haverá planejamento, comportamento e investimento com a arte nacional, quando bons exemplos surgirem e mostrarem que tem potencial para ser mais, caso haja injeção de recursos. “Reação em Cadeia é um desses casos”.

Destaco ainda a atuação da Monique Alfradique que entregou toda a carga dramática possível que o papel exigia, assim como o André Bankoff também. Apesar de achar interessante a atuação do Bruno Gissoni, ainda creio que ele precisa de mais papéis desafiadores como esse; gostaria de ver um pouco mais da Juliana Knust em tela, assim como o André Garib também.

Por fim, torço por mais iniciativas como essa, cinema brasileiro não é só comédia.

Reação em Cadeia estreia nessa quinta feira nos cinemas nacionais.

Avaliação: 3.5 de 5.

Ficha técnica

Título: Reação em Cadeia
Diretor:  Márcio Garcia
Roteiro: Márcio Garcia, Braulio Mantovani
Elenco: Monique Alfradique, Bruno Gissoni, André Bankoff
Gênero: Ação
Ano de produção: 2021

Por fim, não deixe de conferir.

Desde já, caso você não nos siga; acesse nosso INSTAGRAM assim como fique por dentro de todas as notícias; sorteios; curiosidades e melhores memes do velho oeste. Além disso, se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE que ao longo da semana trazemos diversos vídeos sendo postados para vocês sobre o universo Geek.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.