De certa forma de estranheza pode ser definido com o filme Tipos de Gentileza de Yorgos, sempre em divergências mesmo sendo um ótimo diretor. Mediante isso pode ir de Pobres criaturas a Sacrifício do Servo Sagrado, que pra mim é um dos seus melhores, porém para boa parte não.
Um homem que tenta assumir o controle de sua própria vida, mesmo diante de fatores atenuantes, uma mulher estranha que diz ser sua esposa, ou a procura por uma mulher.
- Fronteira Sombria | Crítica
- One Fast Move: Um Filme Pé no Chão | Crítica
- Casa de Ga’a – Novo filme nigeriano da Netflix
Vale a pena?
O diretor utiliza recurso narrativos do niilismo, a metáfora para discutir sobre a psique humana, além de tratar de diversos temas sobre a humanidade, é um filme difícil de digerir, com um humor mórbido e talvez mais doentio do que o comum, desde o famigerado dentes caninos.
Entretanto o filme é dividido em capítulos, do qual apresentam desde o paralelo de Icarus até a cultos e crenças questionáveis. Neste sentido que temos um dos personagem interpretado por Jesse Plemons, extremamente bem interpretado. Neste sentido nos é apresentando um personagem asqueroso que faz de tudo para subir na vida.
Contudo o projeto tem por aqueles projeto que é provocar o público e nem sempre ele consegue suando algumas vezes o canibalismo, torturas psicológicas, violência ou cenas escatológicas, de forma vazia, da forma da qual se divide o filme. Além disso as vezes essa quebra brusca afeta até as cenas de caráter de humor.
Continuando
Entretanto quando se trata de apresentar os personagens eles são muitos bons, mesmo com os problemas descritos ainda é uma experiência bizarra, meio doente, Porém mesmo quando se aborda como um filme satírico, além funciona mais como um thriller, suspense psicológico, a proposta é ser nojento e causar desconforto e ele consegue isso muitas vezes. Com isso em muitas vezes ele se assemelha a um filme de terror psicológico.
Muito dessa questão do terror esta vinculada a dois personagens, que vai além da trama que seria a personagem de Emma Stone. Também pode se destacar o trabalha que o Willem Dafoe e a hong Chau entregam uma premissa a la Midsommar.
Porém a produção talvez funcionasse melhor da forma como série dado a montagem do filme. Muitos vão achar repugnante o filme, e concordo plenamente com isso, e inclusive acho que Yorgos extrapola o limite muitas vezes, muita gente da sala passou mal inclusive, ou saiu do filme pelo peso das cenas em si. Mas é preciso ir além do choque para que se entenda o que tenta se propor mesmo quando o diretor esta jogando no seguro e não se arrisca, é uma viagem através que os monstros muitas vezes é o próprio ser humano, e aquilo que ele se sustem a se tornar. Em nenhum momento ele diz que aqueles acontecimentos violentos, o canibalismo, violência mental, até os abusos sofridos, são algo a se vangloriar.
Inclusive eu creio que o filme é completamente justificável de sua classificação inclusiva, embora se não fosse tanto quanto para parecer um experimento do projeto. Além disso deveria se ter uma duração menor e com isso um melhor trabalho nas apresentações das histórias ali desenvolvidas.
Conclusão
Mediante isso Tipos de Gentileza tratar sobre a obsessão através de cultos, seitas ou até crenças que nos fazem acreditar que não somos completos. Sendo então uma busca insaciável por charlatões que enganam fiéis com a promessa de dons divinos. Por exemplo é muito escancarado na personagem de Emily uma das personagens interpretadas por Emma Stone. Assim como também vemos na personagem por mais breve que seja da Hunter Schafer Anna. Enfim o filme é um filme ame ou odeie, não vejo como ter meio termo neste caso, Dentes caninos ainda é melhor por não ser um cópia e cola com upgrade, embora boa parte pareça vazio, acho que é uma experiência que cada um terá uma sessão, mas de uma coisa é certa, esteja preparados para os mais absurdos.
Tipos de gentileza estreia no Brasil em 22 de Agosto. Mediante isso é claro salientar que não é um filme para todos mesmo daqueles que gostam de produções que gostam do provocativo, é pesado e não é fácil de se assistir. Não vá pensando que o filme é uma comédia pois como disse muitos momentos se assemelham ao terror.
Assista ao trailer do Filme
Ficha Técnica
Título Original: Kind of Kindness
Direção: Yorgos Lanthimos
Roteiro: Yorgos Lanthimos, Efthymis Filippou
Duração: 164 minutos
País: Estados Unidos da América, Irlanda, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Gênero: Drama, Comédia
Ano: 2024
Classificação: 18 anos
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE