O Japão é um país extremamente cultural. Seus aspectos nos mostram o quão interessante esse país consegue ser. É como um exemplo de disciplina, educação e tecnologia. Dessa forma, vamos mostrar um pouco das curiosidades que esse país proporciona.
Geografia
O Japão é formado por diversas ilhas, mas, boa parte do seu território é constituído por montanhas e vulcões. Além disso, o país sofre cerca de 1.500 terremotos todos os anos. Pois faz parte do Círculo de Fogo do Pacífico, região com o maior número de terremotos ativos da Terra. Em questão geológica, o relevo é um pouco acidentado devido a grande quantidade desses terremotos. No clima, em geral, o Japão possui um verão muito forte e úmido, por outro lado, possui um inverno rigoroso na maior parte do território.
Cultura
Sobretudo há varias apresentações culturais no Japão. Um exemplo é o Taiko (instrumento de percussão feita sob pele de animal tocada com a mão ou ajuda de baquetas). É uma maravilha de sons e emoções que levam diversas pessoas ao encontro dessa celebração. O maior, mais antigo e popular templo do Japão se chama Senso-ji, é um templo budista fundado em 645 a.C., e mais conhecido por Templo Asakusa Kannon. Uma outra coisa bem interesse são os Kimonos (tradicional roupa japonesa), são peças coloridas, de corte reto, detalhadas e usadas para celebrações, eventos e etc. Por fim, outro fato existente: o Japão possui quatro sistemas de escrita diferentes: o Kanji, de ideogramas de origem chinesa; o Katakana e Hiragana, silabários japoneses; e o Romaji, a escrita da língua japonesa em caracteres do alfabeto latino.
Culinária
No Japão encontra-se muitos restaurantes e lojas de macarrão instantâneo. O ramen é um dos pratos mais famosos e todo turista precisa provar esse prato. No entanto, não se esqueça do sushi. Por fim, os Hashis (palitinhos), são peças chaves da cultura, os japoneses acham falta de educação outras pessoas utilizarem eles de forma desacerta. Aquela forma de comer fazendo barulhos ao mastigar, é algo nojento e chato aqui no Brasil. Porém, lá no Japão isso não é considerado uma falta de educação, ao contrário, é como se você achasse a comida deliciosa. Além de levar a boca a tigela contendo alimentos, é algo bastante típico.
Outras curiosidades:
- Sobretudo é importante dizer que, durante uma conversa com os japoneses, de jeito nenhum, os toque ou cutuque, eles não gostam de contato físico. Evite falar alto em público ou exagerar aos utilizar gestos. Essas coisas são consideradas desrespeitosas.
- Além disso, é muito importante respeitar as filas no Japão, é um hábito muito comum por lá. Sendo assim, é difícil encontrar alguém furando as filas, até as pessoas de prioridade se posicionam de forma correta.
- Demorar de efetuar um pagamento de compra ou conta é considerado uma falta de respeito em relação às pessoas que estão aguardando na fila.
- As tatuagens são malvistas no Japão. Pois por muito tempo pessoas próximas a grupos criminosos ou integrantes da máfia japonesa as utilizou como simbolos. Alguns conservadores veem pessoas com tatuagem com má impressão.
- Eles prezam muito pelo respeito como vimos, além disso, prezam muito sobre a higiene. Nas casas e apartamentos existe uma área denominada genkan, para que as pessoas todas as pessoas ao entrarem deixem os seus sapatos que estavam usando na rua nas prateleiras e coloquem pantufas ou chinelos para usar dentro da ambiente.
Algumas curiosidades educacionais são:
- A educação é muito valorizada. O Japão é um dos países com um dos maiores índices de alfabetização do mundo.
- Nas escolas, os próprios alunos são responsáveis pela limpeza. Dessa forma, fazendo com que tenham cuidado e zelo pelo lugar em que convivem.
- O Japão é um dos países com maior população idosa do mundo, devido à baixa taxa de natalidade, possuindo então, uma excelente qualidade de vida.
- É muito comum comer arroz com todas as refeições, inclusive no café da manhã.
- Tem muitos sabores de Fanta ou suco no Japão, como por exemplo, abacaxi, laranja com Coca-Cola, pêssego, ponche de frutas, maçã verde e morango. Outros bem “diferentes” como greapfruit, lichia, kiwi, ameixa-japonesa (sumomo) e Vitamina-C.
- O Japão é o maior fabricante mundial de navios.
Gostou? O Japão tem diversas outras coisas bem interessantes, é realmente fantástico sua cultura e todos esses comportamentos.
+ Jojo’s Bizarre Adventure – Anime chegará à Netflix em abril
+ Os melhores protagonistas dos animes
Desde já, caso você não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM assim como fique por dentro de todas as notícias, sorteios, curiosidades e melhores memes do velho oeste. Além disso, se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE que ao longo da semana trazemos diversos vídeos sendo postados para vocês sobre o universo geek em geral.