Excluídos é, indubitavelmente, um produto do gigantesco impacto que as obras do cineasta Jordan Peele deixaram no cinema moderno.
Assim como produções como Corra! e Nós, o longa é um terror psicológico com elementos de suspense, que usa do gênero não só para aterrorizar, como também para promover debates acerca de temas tais como desigualdade social, racismo e saúde mental.
Ao longo da narrativa nós acompanhamos a jornada de um mulher negra que vive em um ambiente totalmente alheio à realidade onde ela nasceu. E conforme o enredo vai se desenvolvendo nós vamos conhecendo mais sobre a protagonista, seu medos, seus sentimentos, suas opiniões e suas experiências.
- Crítica | Vingança Solitária – Novo filme da Netflix é sofrivel em todos os níveis
- Bad Boys para sempre (Netflix) ação e comédia bem equilibrados
- Não! Não Olhe! Crítica
Eu gostaria muito de dizer mais sobre a história, mas infelizmente por ser uma trama muito singular e delicada, qualquer deslize que eu cometa eu posso soltar algum spoiler que contamine de certo forma a sua possível experiência com a mesma.
Por isso, nessa crítica, eu vou ser econômico com as palavras.
E dito isso, Excluídos é uma baita de uma produção que traça comentários extremamente pertinentes e impactantes acerca da sociedade moderna. Todavia a forma com a qual tais comentários são apresentados não é nada sutil. Enquanto Jordan Peele tecia e inseria suas opiniões em suas produções com a precisão de um bisturi, Nathaniel Martello-White faz o mesmo com a delicadeza de uma marreta.
A mensagem não é nada sutil, mas é eficaz. E quando e somada com performances de alto nível, uma cinematografia criativa e surpreendente, uma ambientação primorosa, um roteiro bem escrito e um trabalho de som de primeira linha, nós temos um baita de um terror psicológico, que também consegue ser uma ótima sátira/análise de certos aspectos de nossa realidade.
O que faltou de sutileza sobrou em criatividade e talento.
Ficha Técnica
Direção: Nathaniel Martello-White
Duração: 100 minutos
País: Reino Unido
Gênero: Terror e Suspense
Ano: 2023
Classificação: 16 anos
Onde assistir: Netflix
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE