Filmes de grande assaltos sempre atraem olhares curiosos. Prova disso são Velozes e Furiosos (o início), Truque de Mestre e até mesmo o carro chefe da franquia Army of the Dead. Contudo, o subgênero, não é carregado de algo maior, é somente um bom filme de ação.
Exército de Ladrões (Army of Thieves), recentemente adicionado a Netflix e é simplesmente o prelúdio de Army of the Dead de Zack Snyder. O longa traz como protagonista Ludwig Dieter (Matthias Schweighöfer), um arrombador de cofre que é o melhor no que faz. O filme mostra seu início na carreira do crime.
Como divulgado anteriormente, “Nesta história que antecede Army of the Dead, uma mulher misteriosa convida o caixa de banco Dieter para roubar cofres superprotegidos na Europa.”
Vale a pena?
Primeiramente, para curiosidade e alegria de muitos, Snyder não dirige nem roteiriza esse prelúdio. Contudo, fez parte da produção e deixou sua marca registrada no filmes, Slow Motion, mas para o bem da nação o efeito foi de forma mais controlada.
Exército de Ladrões, vem para mostrar como esse novo universo da Netflix pode ser maior e bem explorado. Ludwing Dieter, é uma figura caricata que traz uma boa dose de humor para o filme, se deixar de transparecer seu nervosismo extremo. Tornando-o, um ótimo protagonista e mostrando todo seu potencial, algo que ficou bem restrito no primeiro filme.
Além de Matthias Schweighöfer, temos a atriz Nathalie Emmanuel, que por sinal é um rosto conhecido. Ela fazia Missandei na aclamada Game Of Thrones. Entretanto, aqui ela terá um bom destaque, sendo além do interesse amoroso do protagonista, será também a líder de uma série de roubos.
A mística dos cofres
Falando em Matthias Schweighöfer, ele também dirige o filme e felizmente opta por uma filmagem mais limpa e com mais cores. Tirando aquela camada acinzentada típica de Snyder. Dando sequência, as cenas de arrombamento, são muito bem feitas e trazem a tensão para o telespectador. O nervosismo na hora das combinações parecem real e faz quem está assistindo ficar tenso igual.
Outra coisa que vale muito destaque é a mística criada em cima dos cofres. As histórias sobre o criador e a origens dos cofres realmente fazem algum sentido, mesmo sendo exagerada as vezes, fazendo o foco fugir um pouco. Mas o que é fuga de foco quando se tem um filme em que a polícia se preocupa com roubo de banco no meio de um apocalipse zumbi.
Por fim, Army Of Thieves é um bom filme para aqueles que curtem filmes de assalto. Além disso, tem uma atmosfera bem similar ao já citado Truque de Mestre. Mas não esperem zumbis durante o filme e preparem-se para um pouco de comédia romântica.