Veio ao ar nesta sexta-feira, 19/03, o primeiro episódio da nova série da Marvel Studios em parceria com a Disney+, Falcão e Soldado Invernal. Com cerca de 40 minutos de duração, o episódio intitulado “Nova Ordem Mundial” nos mostra os acontecimentos dos personagens que carregam o nome da série, seis meses após os eventos do “Blip”, quando o Professor Hulk trás de volta as pessoas que haviam desaparecido 5 anos antes pelo estalar do Thanos.
Alerta de Spoilers: Prossiga por sua conta e Risco.
A série já se inicia com uma excepcional cena de ação, em quê nosso querido Sam Wilson está em uma missão no qual precisa resgatar um piloto do exército americano. Esta abertura reforça, que diferentemente de WandaVision, a nova série apostará bastante em cenas de ação bem coreografadas e não se esforçará em trazê-las com frequência.
Ao passo que a missão se encerra, Falcão volta para os EUA, e participa de um evento para entregar o escudo do Capitão América para o museu de relíquias do personagem. Desse modo, podemos perceber que Sam não busca carregar o fardo de seu ex companheiro, e tal fato trará repercussões para o decorrer da série.
Logo após, vemos que Sam, mesmo não estando aposentado, se afasta um pouco das suas obrigações como super herói, e busca por ajudar sua família na sua antiga cidade. Infelizmente, para ele, não se passaram os mesmos cinco anos que para os sobrinhos e irmã, e com isso, pretende então dar seu máximo para que consiga recuperar os status de bom familiar.
Eventualmente, passamos a ver as coisas pela visão do Bucky, personagem que desde o segundo filme do Capitão América vêm sendo atormentado pelo seu passado. Principalmente, pelo ato de ter sido feito de marionete da HYDRA e cometido diversos atentados durante inúmeras missões. Diferentemente das cenas com Sam, as com o Soldado Invernal são bem mais impactantes em questões emocionais. Desde sua visita à terapeuta, até sua relação com um velhinho de quem guarda segredo sobre a tragédia do filho.
O episódio se encaminha para o novo futuro da Marvel
Por fim, após sermos situados ao nosso novo núcleo de personagens que tomarão conta das próximas entrelinhas da Marvel. Podemos perceber diversos Easter Eggs e curiosidades que servirão para implementar a série num futuro bem próximo. Um personagem deveras interessante é o amigo do Sam, Joaquin Torres, que aparece investigando os Apátridas. Nos quadrinhos, ele já assumiu o manto do Falcão, quando Sam assume o do Capitão América.
Com uma trama bem sólida, Falcão e Soldado Invernal promete muito para enriquecer a parte mais “pé no chão” da Marvel. Ademais, diferentemente de WandaVision, seu maior tempo de episódio serviu para um maior desenvolvimento dos personagens, que anteriormente, ainda não tínhamos em nenhum outro filme. Além disso, o primeiro episódio já está disponível no Disney+, e a série contará com um total de 6 episódios para sua primeira temporada.
Veja também:
WandaVision: Review do episódio 9, O Grande Final
Jujutsu Kaisen – Review Episódio 23
Crítica – Raya e O Último Dragão