Crítica | Família em Primeiro Lugar (Netflix)

Crítica | Família em Primeiro Lugar (Netflix)

Família em Primeiro Lugar chegou a Netflix. A mais nova produção original do streaming, promete entregar uma boa dose de comédia, drama, ação, além de lidar com questões contemporâneas. Tudo isso ambientado na França.

Assim sendo, a trama da série gira em torno da jornalista Fara (Nawell Madani), que após não conseguir uma promoção na emissora em que trabalha, joga tudo para o alto e se demite. Porém, a emissora, vendo a repercussão disso, a recontrata como âncora do jornal da casa, o que Fara tanto desejava.

Entretanto, seus dias tranquilos são interrompidos, quando seu irmão se envolve num esquema de tráfico de drogas. Fara e suas irmãs, Yasmina (Carima Amarouche) e Souhila (Kahina Carina), ao tentarem ajudar o irmão, acabam por prejudica-lo ainda mais. A partir dai, vemos um verdadeiro drama das irmãs, que tentam livrar a cara do irmão, a medida que outros problemas surgem.

Vale a pena?

A primeira vista, Família em Primeiro Lugar poderia passar despercebida na Netflix. Porém, a série entrega um primeiro episódio de alto nível, e consegue atiçar sua curiosidade, por todos os curtos 8 episódios. A narrativa da série, não inova em muitas coisas, aqui temos um roubo que deu errado, o descobrimento de quem é quem de verdade, todas essas coisas que são rotina. Entretanto, a série apresenta uma abordagem toda diferente, a começar pela família protagonista, imigrantes iranianos, que a todo momento, deixam evidente o drama de um imigrante num país novo, mesmo eles estando instalados em outro país a um tempo.

A protagonista Fara, é o grande destaque da série, saindo do clichê de outras séries nesta pegada, Nawell Madani coloca força na personagem, dando uma camada de emoção em vários momentos da série. A dinâmica familiar também é outro ponto de destaque, aqui vemos uma família de muçulmanos, num ambiente onde o preconceito reina, e ao mesmo tempo que as três irmãs lutam para salvar o irmão, elas lidam com as questões em suas próprias famílias, e é gratificante ver a evolução da cada uma.

Além disso, a questão da religião é trazida a todo momento, o ramadã é quase um dos panos de fundo da história. Já que, a todo momento, vemos as personagens fazendo o tradicional jejum, orando, e sempre se controlando para não agirem de maneira vil. No meio disso tudo, a série ainda traz um subtema muito interessante: Como os jovens veem as práticas de uma religião que preza muito a fidelidade. Já que na série, vemos que os filhos das irmãs, a todo momento ficam em pé de guerra com a religião.

Além disso, outro ponto de destaque da série, é o quanto uma mídia pode ser exploratória. O jornal em que Fata trabalha, descaradamente inventa matérias, e sempre subjulga pessoas mais vulneráveis. Esse é um assunto ultra atual, vivemos na era das fake news, e jogar uma luz sobre esse tema, é sempre interessante.

Por fim, a série facilmente vale seu tempo.

Trailer da série

Avaliação: 4 de 5.

Ficha técnica

Criação: Nawell Madani, Simon Jablonka
Roteiro: Simon Jablonka e Nawell Madani
Gênero: Suspense, comédia, drama.
Duração: De 34 a 38 min aprox por episódio.
País: França
Ano: 2023

Aliás; você vai comprar algo na Amazon esses dias? Então venha apoiar a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.