Ferrari | Michael Mann foge do convencional e entrega uma biografia sólida, apesar dos erros

Ferrari | Michael Mann foge do convencional e entrega uma biografia sólida, apesar dos erros

O filme ‘Ferrari’, que chega aos cinemas brasileiros nesta semana, conta a história de uma dos grandes gênios do automobilismo. Enzo Ferrari era uma persona tão complexa e sonhadora, ao mesmo tempo que parecia desafiar até alguns quesitos da lógica.

É com essa ponta que Michael Mann conduz seu filme. E vale dizer que, este deve ser o melhor filme do diretor nos últimos quinze anos, mesmo não assumindo o posto de diretor com tanta frequência. Mann optou aqui por trabalhar na imagem e nos sonhos que Enzo Ferrari tinha, e diferentemente das cinebiografias que saem a rodo hoje, o diretor quis trabalhar seu olhar sobre o homem de Módena em apenas um período da vida de Ferrari.

O filme se passa em 1957, onde o ex-piloto Enzo Ferrari (Adam Driver) está em crise. A falência assombra a empresa que ele e a esposa, Laura (Penélope Cruz), construíram, enquanto seu casamento está instável. Ele decide contrapor as perdas apostando tudo na corrida Mille Miglia, na Itália.

O primeiro grande ponto de destaque do longa é sem dúvidas sua parte técnica. Mann, um diretor que sempre primou por essa parte, não deixou de mostrar esse primor aqui. A fotografia de Erik Messerschmidt é uma das melhores do último ano. Em cada cena com uma corrida, a fotografia transporta o público para o momento, que aliado a uma captação de som única, são os momentos de destaque do filme.

Além disso, o trabalho de maquiagem do filme gerou certa estranheza de início em quem viu. Porém, é inegável que ele é bem feito. Adam Driver realmente transpira Enzo Ferrari, muito pelas suas cenas filmadas em Primeiro plano, e que dão o ar da grandeza do engenheiro.

Aliado a isso, temos Penélope Cruz num trabalho excepcional. O grande ponto da narrativa de Mann, é desmembrar a forma como vemos o ”mito Ferrari”. E a química que Driver e Penélope tem é algo invejável. O mesmo não se pode dizer da subtrama, onde Enzo e Lina Lardi (Shailene Woodley) seriam o destaque. Mas o que mais soa é que são cenas colocadas ali para dar algum alívio ou tom mais humano a Enzo, já que veja, Lina seria seu grande amor.

Vale a pena?

A princípio, o filme de Mann é um acerto em questão narrativa. Optar por usar um recorte de alguns meses para dimensionar o que era ser um Ferrari, é dingo de nota. Entretanto, fica nítida também a falta que uma quantidade maior que o filme tem, principalmente para explicar certos personagens que vão entrando na trama.

A menos que você seja alguém apaixonado em corridas, e principalmente a parte histórica do esporte, você provavelmente não saberá quem são os pilotos que adentram a história, muito menos seus feitos.

O personagem de Gabriel Leone por exemplo, Alfonso de Portago, é colocado na trama e apenas citado como um grande piloto. Ou seja, o filme opta por não dar um plano de fundo a vários de seus coadjuvantes.

Unido a isso, a questão dos sotaques mais uma vez persegue os envolvidos aqui, especialmente Driver. Não da para entender a forçação do sotaque italiano em atores americanos.

Outro ponto negativo é o final meio abrupto do longa. Mann deixa de recontar o julgamento após o acidente na Mille Miglia de 1957, onde Portago perde a vida. Ferrari saiu livre, mas foi o fim das Mille Miglia, que foram encerradas pelo governo italiano três dias depois da corrida. Aqueles letreiros no final poderiam valer cenas muito bem vindas.

Por fim, o que fica no final é o sentimento de que faltou algo a mais em ‘Ferrari’ . Acabamento, atenção, revisão, seja lá o que for. Entretanto ainda é um filme que funciona no que se propôs: fazer o paralelo entre o Ferrari comum, e o Ferrari que se achava um Deus.

Trailer do filme

Avaliação: 3 de 5.

Ficha Técnica

Direção: Michael Mann
Roteiro: Troy Kennedy Martin
Duração: 130 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: Biografia, drama
Ano: 2023

Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso linkhttps://amzn.to/3w4vSIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.