Vendido lá fora como ‘a grande comédia dos últimos anos’, ‘Ficção Americana’ chegou sem muito alarde no catálogo do Prime Vídeo. O longa marca a estréia de Cord Jefferson na direção. Jefferson tem uma carreira diversificada na TV, tendo dirigido episódios de séries como Watchmen e The Good Place. E a estreia não poderia ser melhor, o filme de Jefferson abocanhou 5 indicações ao Oscar deste ano, incluindo na categoria de Melhor Filme.
Baseado no romance ‘Erasure’ de Percival Everett, o longa segue a vida de Thelonious Ellison (Jeffrey Wright), um professor-romancista frustrado que escreve uma sátira bizarra de livros “negros” estereotipados. Apesar de ser uma sátira , o livro faz sucesso, e é abraçado pela elite liberal como uma literatura séria e publicada com altas vendas e críticas.
- Madame Teia: Até quando, Sony?
- Plano de aposentadoria – Divertido e cheio de referências
- Ferrari | Michael Mann foge do convencional e entrega uma biografia sólida, apesar dos erros
Apesar dos vários elogios e prêmios que o filme vem recebendo, ‘Ficção Americana’ se sai muito melhor quando explora a drama familiar de uma família suburbana, do que quando parte para várias de suas sátiras. Isso porque, o filme realmente parece não querer ir muito além de sua crítica. Parece que a todo momento que o texto de Cord Jefferson faz uma crítica ao sistema branco, ultra estabelecido, ele faz um pedido de desculpas a seguir. Isso acaba colocando um freio na crítica que é feita, sempre parecendo querer evitar problemas com os criticados.
Além disso, o filme não sabe utilizar tão bem os momentos do drama familiar com a questão da sátira. Com cortes em situações aleatórias, e uma montagem, por vezes, um pouco confusa. É extremamente bom ter um filme com esse olhar sobre os julgadores brancos da sociedade, mas ‘Ficção Americana’ parece ter sido abraçado por um público, que não tem uma clara noção do que é satirizar de forma coesa.
Vale a pena?
Por ser o primeiro filme de Cord Jefferson, é normal que o diretor derrapasse em temas. Ao meu ver, o maior problema do filme é querer ter histórias paralelas, com o mesmo peso em tela. Porém, a sátira vai se diluindo a cada ato, a ponto de ficar apenas naquela ‘piada pronta’, já batida. Nunca indo além. E o drama familiar, que soa mais interessante, muito por conta dos núcleos que vão sendo apresentados, vai sendo deixado de lado. Eu fiquei super interessado em ter mais de Sterling K. Brown (This Is Us) em tela, e as pequenas cenas em que seu personagem vai aparecendo, o interesse aumenta, uma pena que seja tão pouco.
O sentimento, é que ‘Ficção Americana’ não teve coragem de ousar. O filme apresenta boas idéias para o começo das sátiras, mas ele não tem coragem para mostrar algo novo, incomodar realmente. Isso deixa o filme com um enorme cheiro de datado. Ora, se você vai usar o humor como crítica, provoque, incomode, dispare contra quem for, e isso tudo o filme não faz.
Fica o destaque para as ótimas atuações de Jeffrey Wright e Sterling K. Brown, que trazem boas nunces aos seus personagens. Especialmente Wright, que, apesar da fraca comédia do filme, mostra seu lado mais solto, muito diferente dos seus papéis anteriores.
E Sterling K. Brown não precisamos nem falar, o ator já mostrou seu lado dramático na série This is Us, e seu personagem aqui tem várias subcamadas, que se tivessem sido melhor aproveitadas, talvez ele seria o destaque do filme.
Por fim, ‘Ficção Americana’ tem seus louros, mas o que mais marca o filme, é a falta de realmente críticas um sistema, que está ai a tempos e tempos, e que se alegra destas ”ousadas críticas”.
Trailer do filme
Ficha Técnica
Direção: Cord Jefferson
Roteiro: Cord Jefferson
Duração: 117 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: Comédia, drama
Ano: 2023
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE