Lançado em 2021 pela editora Alt, Foi Assim Que Tudo Explodiu é uma tragicomédia de primeira linha. Escrito Arvin Ahmadi, o livro é baseado em uma história real vivenciada pelo autor em sua viagem para a Itália. Nele acompanhamos a história de Amir Azadi que, após sofrer uma ameaça de exposição, viaja para Roma para fugir de seus problemas. Conheça mais sobre a história lendo a sinopse:
SINOPSE
“Depois de vivenciar um relacionamento fracassado e ter que lidar com chantagistas, fugir parece ser a única opção para Amir Azadi. Pousando em Roma por acaso, ele finalmente pode explorar quem realmente é, e as noites com novos amigos pelas piazzas da cidade e dates na Capela Sistina logo se tornam sua rotina… até que sua antiga vida bate (literalmente) à porta.
Amir sempre soube que sair do armário para a sua família muçulmana seria complicado – ele só não imaginava que isso terminaria em uma sala de interrogatório de um aeroporto. Agora, ele precisa dizer toda a verdade e nada além da verdade para um oficial da alfândega dos Estados Unidos, ou arriscar perder a liberdade conquistada com tanto esforço.”
Sobre a História
Amir Azadi tem tudo menos senso de noção. Isso não é uma crítica ao personagem, muito pelo contrário, o garoto entra em desespero após ser ameaçado por um bully na escola e resolve fugir… para a Itália?! (Que garoto de 18 anos resolve, de repente, fugir para outro país assim?) Lá ele experimenta de uma liberdade que nunca conheceu antes.
Amir é de família iraniana e mulçumana e, por isso, mesmo sem saber se seus pais sabem que ele é gay, o jovem continua sua jornada de escape em Roma. Ele faz amigos LGBT e passa a fazer parte de um grupo de pessoas igualmente maravilhosas e atrapalhadas. Sobrevivendo com dinheiro que consegue editando páginas no Wikipédia e bebendo horrores.
E aí? Vale a Pena?
Antes de tudo, quero dizer que o livro é HILÁRIO. Não tem como lê-lo e não rir. O Amir é um personagem muito atrapalhado e, com certeza, muito desesperado. E nada disso seria possível sem a escrita incrível do Arvin Ahmadi, que é uma narrativa leve e fluida, o que faz dessa história uma leitura rápida e gostosa. Assim, acredito que a Angie Thomas (autora de O Ódio que Você Semeia) descreveu perfeitamente essa obra: “Autêntico, hilário e de partir o coração.”
Além de engraçado, o livro é escrito em um formato diferente e muito interessante. As passagens entre capítulos acontecem dentro de uma sala de interrogatório de um aeroporto, com as perspectivas dos membros da família e do próprio Amir. O interrogatório acontece por causa de uma discussão que eles tiveram dentro do avião de volta para os Estados Unidos e tem um pano de fundo fortemente racial (já que eles são iranianos).
Mas…
Entretanto, apesar de hilário e gostoso de ler, a obra peca por construir um clímax e nos dar outro. O que isso quer dizer? O autor está o tempo inteiro nos preparando para um evento específico, mas nos coloca em uma situação não muito boa ainda na Itália que tira o foco de tudo o que estava sendo desenvolvido. Esse acontecimento faz o final do livro ficar um pouco broxante. E não para por aí, alguns personagens memoráveis vão se perdendo dentro da própria narrativa, o que deixa seu final e sua passagem pelo livro um pouquinho decepcionante. Apesar de ser uma leitura muito boa e com um ritmo muito bom, acredito que Arvin correu demais no final ao tentar fechar todos os pontos da narrativa, não teria problema algum em estender um pouquinho a história para um melhor desenvolvimento.
Enfim, Foi Assim que Tudo Explodiu é uma mistura de confusão adolescente, dramas familiares, amizades inesquecíveis, crescimento e visuais lindos da Itália. A história é muito boa e uma experiência de leitura maravilhosa. E, com certeza, merece sua atenção.
Caso tenha se interessado pela história, adquira seu exemplar clicando aqui.
Nota
FICHA TÉCNICA
Título: Foi Assim Que Tudo Explodiu
Editora: Editora Alt
Idioma: Português
Nº de Páginas: 294 páginas
Por fim, caso não nos siga, confira nosso INSTAGRAM para ficar por dentro notícias, memes e críticas. Além disso, acompanhe nosso CANAL DO YOUTUBE, em que trazemos conteúdo semanal voltado para o universo nerd.