Gato de Botas 2: O Último Pedido – Crítica

Gato de Botas 2: O Último Pedido – Crítica

Gato de Botas 2: O Último Pedido é um absurdo de tão bom. Eu sinceramente não tenho palavras pra descrever o quão incrível é essa animação.

Quando eu fui assistir tal sequência, eu esperava uma experiência divertida, mas não tão impactante. Todavia, o que eu recebi fora um espetáculo audiovisual.

Gato de Botas 2 não é só o melhor filme de animação do ano, como também é um dos melhores longas animados da última década.

E eu não estou brincando nem um pouco.

A genialidade do roteiro

Nos trailers, a história se apresentava a princípio como uma aventura padrão sem muitos segredos, onde vários personagens disputavam entre si para alcançar um McGuffin.

Mas em verdade, a história é um estudo sobre a efemeridade da vida. Todo o enredo gira em torno do gato de botas confrontando a sua mortalidade, e lidando com ela pela primeira vez em sua existência.

A desconstrução que o nosso herói passa após o seu primeiro contato com o Lobo é extremamente chocante. Nós vemos a olhos nus uma lenda cujos atos de heroísmos nós acompanhamos por quase 20 anos se tornando um reles mortal. E ao longo de toda a trama nós somos obrigados a acompanhar o sofrimento e o desespero do felino espadachim se tornar cada vez mais palpável, a ponto dele se tornar uma casca de quem ele era.

Todo esse arco sobre as 9 vidas do Gato de Botas é sensacional. O Lobo, interpretado pelo genial ator brasileiro Wagner Moura, é um dos vilões mais assustadores da história das animações. Existem filmes de terror que não possuem antagonistas tão aterrorizantes quanto este Lobo. Ele parece até que não pertence ao universo Shrek, de tão maduro e sombrio.

E os méritos do enredo não se resumem aos dois. Todos os secundários também possuem arcos narrativos muito interessantes.

O brilho dos coadjuvantes

A Kitty Pata Mansa já era uma baita de uma coadjuvante do primeiro Gato de Botas, sendo de longe a melhor adição do antecessor para o universo Shrek. Mas nesta sequência, ela não só continua roubando a cena com seu carisma, como também ganhou toda uma jornada de crescimento pessoal muito envolvente, que foca em seus traumas com abandono e problemas de confiança.

A cachinhos de ouros e os 3 ursos também são um grande acerto dos roteiristas. Toda a trama dos 4, sobre família adquirida e amor fraternal, apesar de ser clichê e pouco explorada narrativamente, é muito tocante e eficaz.

E lógico, o cachorro Perrito é um amor de bichinho e deve ser protegido a todos os custos.

Um espetáculo visual

Eu não preciso nem comentar o quão estonteante é o desenho desse troço, né? É só olhar os trailers que fica claro que a gente tá falando da elite.

O traço inspirado em Aranhaverso, combinado com uma paleta de cores mais vivas e saturadas geram uma verdadeira aquarela cinematográfica, que é simplesmente um deleite para nossos olhos.

Tem algum defeito?

Se é pra bancar o chato do rolê, eu diria que o longa se beneficiaria de mais uns 10 minutinhos de duração, para estabelecer melhor o arco da Cachinhos de ouro, e preparar melhor o terreno para o primeiro confronto do Gato com o Lobo.

O final também é meio previsível pra ser honesto.

MAS E DAÍ?

Gato de Botas 2: O Último Pedido é tão absurdo que chega a ser até sacanagem eu ficar procurando cabelo em ovo pra poder falar algo negativo sobre o mesmo.

Se você ainda não viu, trate de assistir assim que tiver a oportunidade.

Do fundo do coração, deixo aqui um gigantesco parabéns a todos aqueles que participaram do processo de criação desta película. Vocês criaram algo único e fantástico.

Avaliação: 5 de 5.

Ficha Técnica

Direção: Joel Crawford
Episódios: 99 minutos
País: EUA
Gênero: Aventura
Ano: 2022
Classificação: Livre

Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso linkhttps://amzn.to/3w4vSIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.