Resposta do porque você não deve se importar com a fidelidade em God of War
Durante o PlayStation Showcase 2021, a Sony anunciou o trailer do mais novo God of War. Intitulado como God of War: Ragnarok, o jogo continuará a épica saga de Kratos e o seu filho Atreus no mundo da Mitologia Nórdica. Além disso, a Santa Mônica Studios vazou as imagens de alguns personagens que estarão no jogo, o que acabou gerando uma pequena polêmica por conta da aparência de Thor e da Angrboda.
Por que a aparência do Thor de God of War é uma das representações mais fiéis já feitas?
Muitos tem aquela imagem do Thor ser um deus bonitão, de longos cabelos louros, com músculos grandes e definidos o suficiente para usá-los contra o mal. No entanto, tal semblante heroico foi criado pela Marvel Comics, na revista Journey into Mystery #83, em agosto de 1962… Muitos séculos após Snorri ter escrito a primeira Edda. Falando nas Eddas — consideradas por muitos como a “Bíblia germânica” —, elas descrevem Thor como um deus glutão de cabelos ruivos, barbudo, extremamente violento e alcoólico. Ele literalmente comia as suas duas cabras de transporte quando tinha fome e as ressuscitava após a refeição; ele literalmente bebeu grande parte da água do oceano achando que era hidromel. Não tem como uma divindade dessas ter uma barriga de tanquinho nível Chris Hemsworth. É claro que não seria problemático se ele tivesse uma aparência que lembrasse a da Marvel — até porque God of War nunca foi conhecido pela sua fidelidade. No entanto, não existem motivos para criticar a Santa Mônica por ter dado uma aparência mais condizente ao mito.
Além disso, as pessoas se prendem muito ao conceito grego de deus — alguns até misturam com a cristã. Diferente dos nórdicos, na Antiga Grécia, as pessoas consideravam a estética, a força e a intelectualidade como sinônimos. Não é atoa que Platão foi um dos maiores filósofos e lutadores de pancrácio da história. Ou seja, diferente dos deuses nórdicos, faz completo sentido a maioria dos deuses gregos serem vistos como seres inteligentes, fortes e esteticamente belos. Ainda assim, no universo de God of War, Hades está longe de se ter uma aparência digna de uma divindade grega.
Em suma, se Hades em God of War tem a aparência de um gordo sadomasoquista com problemas de pele, qual o problema de se ter um Thor que seja apenas gordo?
Por que você não deve ligar para a aparência da Angrboda?
Na Mitologia Nórdica, Angrboda é uma bruxa Jotun (Gigante) e a primeira esposa de Loki. Foi ela que gerou três dos 6 filhos conhecidos do deus da trapaça: o lobo Fenrir, a serpente do mundo Jörmungandr e Hela, a deusa do Helheim — não, ela não é filha de Odin. A cor de sua pele no jogo gerou polêmicas por supostamente não existirem negros nos mitos nórdicos.
De fato, não existem registros de divindades negras nos mitos nórdicos — lembrando que a miscigenação não era algo comum para a época. Mas o diretor de narrativa do novo jogo, Matt Sophos, deu uma simples, mas excelente resposta sobre essa questão:
“Eles também têm anões azuis na mitologia nórdica? Loki era filho de um semideus grego? Por favor, mostre-me nos Eddas onde diz que todos os Jötunn eram brancos como lírio? Deixe-me economizar seu tempo… você não pode. Eu os li.”
Saibam que God of War nunca foi e nunca precisou ser fiel a mitologia pela qual ela se baseia. Na Saga Grega, por exemplo, existem propositalmente diversas imprecisões históricas e isso nunca foi se quer questionado pelo fandom. Então por que logo agora todo mundo resolveu pagar de fiscal mitológico e se importar com a aparência nada fiel de uma personagem de uma franquia que nunca se preocupou com a fidelidade? Apenas pela cor? É hilário o fato de que nenhuma dessas pessoas nunca questionou o fato do deus da força ser representado como um general espartano da cor negra e filho de Zeus.
Os argumentos em favor ideia de Thor ser gordo para começar como uma representação mitologicamente precisa dele não fazem sentido. A representação mais antiga de Thor conhecido é uma estátua de bronze que foi encontrada ou coleções de textos da época, sendo escassos em detalhes sobre a aparência real do Thor. A maioria dos argumentos a favor do Thor gordo são: “bem, ele porque ele come e bebe bem” sim, o cara que passa a maior parte do tempo indo em missões e lutando. Você sabe quem faz 7 refeições por dia totalizando 5.470 calorias? Dwayne Johnson, portanto, comer muita comida não significa que seja preciso ser gordo. Portanto, Thor gordo não faz sentido nesse ponto.
Alguns tentaram forçar o ângulo do realismo afirmando que “bem, Thor ficaria gordo por causa de sua comida e bebida. Bem, acabei de desmascarar isso com a evidência de Dwayne Johnson. Sim, as pessoas podem ser gordas e fortes. Mas duvido que alguém diria que Sam em Game of Thrones equivale ao Montanha em força física e isso mostra o tipo de diferença e problema em jogo aqui com o argumento. O visual de Thor que foi mostrado até agora se parece mais com Sam.
Oh sim e quase esqueci que Thor é um deus que pode voar usando seu martelo mágico e comandar relâmpagos. Portanto, não está exatamente confinado nem mesmo à física de nossa realidade, deixando provavelmente a biologia dela também. Thor bebendo e comendo muito não seria uma evidência de que ele seria gordo, apenas uma evidência de que ele não obedece às leis biológicas de nossa realidade porque, caso contrário, ele teria que fazer uma pausa para urinar várias vezes com aquela quantidade de fluido.
De fato God of War nunca se preocupou com fidelidade, mais sempre cumpriu o básico que se espera de determinada mitologia.
Usemos alguns deuses como exemplo:
Quando pensamos em Hércules qual a primeira coisa que vem a mente ?
R:Uma figura forte,músculosa que transborda confiança, tendo a figura do leão pra poder identificar com clareza e é isso que vemos em God of War 3
(Obviamente seria estranho ver uma figura magrela e frágil se dizer Hércules em God of War ?)
Quando pensamos em Zeus qual a primeira coisa que vem a mente ?
R:Um senhor de idade, mais ainda imponente, poderoso com cabelos brancos, rodeado de raios e é isso que vemos em God of War ?
(Obviamente seria esquisito ver um jovem careca asiático se dizer Zeus no universo God of War)
Indo direto ao ponto, são imagens pre definidas na mente do grande público geral, Afrodite (gostosa) Poseidon simplesmente um (tridente) Apolo (brilho/luz) com relação ao Hades, não existe nada no imaginário do grande público para poder identificar, então os desenvolvedores tem uma liberdade gigante para poder trabalhar o disinig do personagem na mitologia ele tem a aparência de uma pessoa de faci gentil e sua arma característica é uma garfo. No jogo escolheram uma imagem mais puxado pro “assutador” pelo fato de estar ligado ao submundo e a morte. No caso de Thor o fator identificação fácil esta ali (martelo) e ponto, independente da aparência é Thor e ponto final.
Já no caso da Angrboda achei extremamente forçado e desnecessário, ele estão numa mitologia onde uma figura dessa raça etinica como essa não é comum é até incomum/estranha, não existem Dinamarqueses negros, assim com não existiram vikings negro, assim como não existem figuras mitológicas nórdicas negra, você não espera por isso e é isso que torna problemático e estranho.(forçado)d+
O básico que você menciona NÃO ENTRA EM CONFLITO com o aspecto étnico da personagem. God of War ADAPTOU UM ANÃO AZUL E ISSO NÃO FOI QUESTIONADO, por exemplo.
Um negro pode ser imaginado como “uma figura forte, musculosa que transborda confiança”. Ou seja, não seria absurdo.
Um negro pode ser imaginado como “um senhor de idade, mais ainda imponente, poderoso com cabelos brancos”. Ou seja, TAMBÉM não seria absurdo.
Essas “imagens pré-definidas” que você menciona foram gerdas por uma ESTRUTURA HISTÓRICAMENTE preconceituosa e exclusiva.
O problema não é mudar algo. Não ser totalmente fiel não é o problema.
A questão é que os estúdios da Sony estão cada dia mais colocando uma agenda politica dentro dos jogos. God of war antigamente era criticado pelo nudez forçada e coisas do tipo. Machismo enrustido do senhor pegador e matador. Quem não se lembra?
Agora é o contrário. Daqui a pouco Kratos vira gay. Não estou falando que ser gay é ruim. Estou falando que estas forçadas vão gerar criticas sim e não adianta depois vir com estes argumentos fajutos que são como tampar o sol com a peneira.
Este mesmo escritor acabou de dizer que sim, tudo o que ele escreve sempre tem política.
E ele acha que isso é certo. E tem gente que acha isso certo.
Meu Deus. Era pra ser um jogo, pra entreter e nada mais. E não pra tentar convencer as pessoas a entrar para uma ideologia politica, seja qual for.
Eu nao ligo pra aparencia deles, mas na hora que voce for lutar contra o Thor e o jogo botar o Thor mais forte que o Kratos, mesmo ele sendo gordao e o Kratos bombado, onde ta o sentido nisso?