A greve do Writers Guild of America (WGA), os roteiristas americanos, terminou oficialmente. Na noite desta terça-feira, os termos do novo contrato foram aceitos e irão ser ratificados no próximo mês. Assim, os representantes do sindicato votaram por unânimidade por voltar aos trabalhos já a partir deste quarta-feria (27).
A greve dos roteiristas durou oficialmente 148 dias, um recorde. “Podemos dizer, com grande orgulho, que este acordo é excepcional – com ganhos e proteções significativos para escritores em todos os setores dos membros”, disse o WGA em um comunicado anunciando o acordo provisório no domingo.
- Jogos Mortais terá mais filmes, garantem produtores
- Pequenos Espiões: Apocalipse | Uma divertida aventura em um mundo de videogame
- Crítica | Cassandro (Prime Vídeo)
Na votação final que acontece em outubro, o acordo ainda pode ser não ser aceito pelos mais de 11.500 roteiristas membros do WGA. Porém, a aposta é que o contrato seja aceito sem maiores problemas. A WGA e a AMPTP ainda não divulgaram os detalhes deste acordo provisório em vigor, que os membros da WGA votarão para ratificar no mês que vem.
Detalhes do acordo
O acordo que o WGA conseguiu, mostra que os grevistas conquistaram boa parte do que desejavam. Entre os tópicos mais discutidos, estava a proibição do uso da IA na criação de roteiros. Assim, no novo acordo os roteiristas receberam garantias de que não vão ser substituídos por robôs. O acordo permite que eles reescrevam roteiros gerados por uma IA e sejam considerados os únicos autores desse tipo de obra, sem receber uma remuneração menor.
Por fim, agora resta esperar o destino da greve dos atores. O SAG-AFTRA ainda está fazendo protestos contra a AMPTP, e aguarda a sua vez de regressar à mesa de negociações, numa greve que já dura 75 dias.
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE