Filmes baseado em histórias reais sempre são bem atrativos, principalmente quando se trata de um acontecimento que não se chega pelas grandes mídias. Como assassinatos e repressões as minorias e povos originários. Com esse espectro, diretamente da Suécia temos o novo filme da Netflix “Herança Roubada”, o longa é uma adaptação do romance Ann-Helén Laestadius.
No longa iremos acompanhar o drama de um jovem chamada Elsa, vivida pela atriz Elin Kristina Oskal. Uma garotinha que cresce em uma aldeia onde a criação de renas é bem frequente. Contudo, tudo isso está ameaçado pelas mudanças climáticas e o avanço catastrófico do capetalismo (de capeta mesmo). Suas renas estão sendo mortas e ela e sua família vão atrás da verdade.
- “A Bruxa de Blair” ganhará novo filme
- Remake em inglês de “Speak No Evil”, ganha primeiro trailer
- O Que Jennifer Fez? – História real de um assassinato (mais um)
Vale a pena?
Herança Roubada tenta ir além de um filme de caçada clichê, é ambientado dentro de uma aldeia de um povo nativo, que luta para permanecer onde está. Onde estão ameaçados por uma mineradora que “promete” gerar 300 empregos. Com isso temos novamente o embate entre povos originários lutando pelo seu direito a terra, contra o avançado de burgueses que só visam lucros. Algo similar acontece no Brasil, se chama MARCA TEMPORAL (que devemos lutar contra)
Contudo, mesmo com essa temática toda, existe um problema de narrativa no filme e também nos personagens. Mesmo sendo baseado em história real, filmes tem liberdade poética para mudar algo, até porque nem tudo fica bom na tela. Os personagens são sem sal, a história não tem um ritmo, parece que toda hora quebra… Sinceramente eu vi pausando a cada 15 minutos, porque não aguentava. Mas tem sim, sua parte boa, principalmente na questão cultural, assistir ele vendo algo além de entretenimento é um bom rendimento para o final de semana
Trailer do filme
Ficha técnica
Título original: Stöld
Direção: Elle Márjá Eira
Roteiro: Peter Birro, Ann-Helen Laestadius
Gênero: Drama
País: Suécia
Ano: 2024
Duração: 107 minutos
Classificação: 16 minutos
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE