O cinema fantástico fascina o público desde seus primeiros anos. Bem como no Brasil demonstra força e cada vez mais espaço nas salas de cinema e em mostras e festivais, seja nacional ou internacional. Com tal força, surgem também as mostras e festivais com recortes de gênero, trazendo para nossas terras as mais diversas produções globais. Nesse sentido, acontece até o dia 28/01 na plataforma InSaaei a exibição da Mostra competitiva de curtas e longas do III Festival Internacional de Cinema Fantástico de Brasília.
A mostra tem sobretudo a ideia de promover um passeio pelos subgêneros do cinema fantástico: horror, ficção científica, fantasia e outras variações e que tragam à luz temas intrigantes para as novas gerações. Da mesma forma, na programação, além de mostra brasileira, um recorte internacional com participação de mais de 30 países.
O III Festival Internacional de Cinema Fantástico de Brasília ocorre em formato híbrido
Apresentado e patrocinado pelo Banco do Brasil, o festival acontece de forma híbrida dos dias 22 a 30 de janeiro. Enquanto em sua abertura oficial, no dia 24/01 houve ainda o lançamento do livro N(ovo), do escritor e pesquisador Thiago de Barros. Em N(ovo), diálogos e narrativas reúnem personalidades e personas de diferentes expressões artísticas e levam o leitor a uma imersão em biografias e pensamentos de nomes como Hilda Hilst, Caio Fernando Abreu, Clarice Lispector, Raul Seixas, entre outros.
A mostra online teve início no dia 25/01 e segue disponível até o dia 28/01 com uma diversidade de obras em curtas e longas-metragens, nacionais e internacionais, com acesso gratuito na plataforma InSaaei. Para assistir aos filmes na plataforma, o acesso é gratuito mediante cadastro. Com sessão de encerramento e premiação online, dia 30 de janeiro, às 19h, com transmissão pelas redes sociais do festival.
Já nos dias 29 e 30, na área externa coberta do CCBB, a mostra Amarelinha traz sessões presenciais voltadas o público infantil e infanto-juvenil com entrada franca. Programação completa, incluindo atividades paralelas, pode ser conferida no site do festival ou do CCBB Brasília – III Festival Internacional de Cinema Fantástico de Brasília – CCBB.
Você ainda consegue conferir na programação paralela online:
Dia 28/01 (sex) – 15h – O FANTÁSTICO CINEMA BRASILEIRO – bate papo com diretores/diretoras dos longas da mostra nacional competitiva: Mavi Simão (diretora do longa ” Terminal Praia Grande”, Brasil, 2019), Cleyton Xavier, Clara Chroma e Orlok Sombra (diretores do longa ”Rodson ou Onde o Sol Não Tem Dó”, Brasil, 2020), Renata Pinheiro (diretora do longa ”Carro Rei”, Brasil, 2021). Mediadores: Ulisses de Freitas e Thiago Moysés.
Dia 29/01 (sáb) -10h – CURTAS BRASILEIROS FANTÁSTICOS – bate papo com diretores da mostra competitiva de curtas nacionais: Gabriel Arruda (produtor do curta-metragem “Aurora – a rua que queria ser um rio”, Brasil, 2021. Direção de Radhi Meron), Márcio Farias (Diretor do curta-metragem “Dual”, Brasil, 2021), Zeudi Souza (Diretor do curta-metragem “O Buraco”, Brasil, 2021), Walter Fernandes Jr. (Diretor do curta-metragem “Graves e Agudos em Construção”, Brasil, 2021). Mediadora: Josiane Osório.
O III Festival Internacional de Cinema Fantástico de Brasília é uma realização da Tábata Filmes Entretenimento em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, patrocínio do Banco do Brasil e recursos da Lei Aldir Blanc – DF. Apoios InnSaeiTV, Dot Cine e do BRADA – Coletivo de Diretoras de Arte.
Por fim, não deixe de conferir
- Branca de Neve | Peter Dinklage faz duras críticas a nova versão
- Pânico | Atriz quase levou facada de verdade nas filmagens
No entanto, caso você não nos siga; acesse nosso INSTAGRAM assim como fique por dentro de todas as notícias; sorteios; curiosidades e melhores memes do velho oeste; por exemplo.
Além disso, se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE que ao longo da semana trazemos diversos vídeos sendo postados para vocês sobre o universo Geek.