Titanic já tem 25 anos e uma mesma discussão gira em torno do filme desde seu lançamento: Jack (Leonardo DiCaprio) poderia ter subido na porta e sobrevivido? Em suma, os fãs já testaram a teoria sucessivas vezes, mas agora, no documentário especial Titanic: 25 Years Later with James Cameron, da National Geographic, foi o próprio diretor James Cameron quem a colocou à prova.
Lançado em 1997, Titanic acompanhava os amantes Rose e Jack durante a viagem no navio do título, que famosamente afundou em 1912. O longa foi um sucesso alucinante, faturando US$ 2.2 bilhões nas bilheterias mundiais e vencendo 11 Oscar, incluindo melhor filme e melhor direção para Cameron.
- Vans e One Piece apresentam nova coleção incrível!
- The Mandalorian | 3ª temporada ganha belíssimo pôster oficial
- Morre Glória Maria, uma das maiores jornalistas da TV Globo
Para a felicidade dos fãs e daqueles que não tiveram a oportunidade de assistir nos cinemas, o longa retorna as telonas em versão remasterizada em 3D 4K em 9 de fevereiro.
Mas vamos ao que interessa…
Como funcionou o teste?
Para testar a teoria, Cameron levou os dois dublês ao laboratório do neozelandês Dr. Jim Cotter, especialista em estudar os efeitos do frio no corpo humano. A equipe de especialistas criou uma réplica exata da porta do filme, até o “grau de flutuabilidade que você vê no filme”, e inseriram a porta e os dublês em um tanque gigante.
Primeiramente, com eles deitados, a água congelante acabou submergindo ambos corpos, o que levaria os dois à morte. No segundo teste, os dois foram posicionados de forma que a parte superior de seus corpos, com todos os órgãos vitais, ficasse fora da água, e admitiu que assim eles poderiam der durado várias horas.
Para o último teste, os dublês realizaram todas as ações de Jack e Rose no filme para se cansarem e tornar o experimento mais realista. e adicionou um momento: Rose dando a Jack seu colete salva vidas depois que ele a salva. “Ele estabilizou,” Cameron disse. “Ele chegou num ponto onde, se projetarmos, ele pode ter sobrevivido até um navio de resgate chegar. Jack poderia ter sobrevivido, mas há várias variáveis.”
Cameron comentou sobre o especial que vai ao ar no dia 5 de fevereiro no National Geographic
“Nós fizemos um estudo científico que vai acabar com essa teoria de uma vez por todas. Usamos um expert em hipotermica e contratamos duas pessoas com a mesma massa corporal que Kate e Leo tinham na época, além de reconstruir a porta usada nas gravações“.
Confira o primeiro teaser do experimento, divulgado no Good Morning America
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE