Sony aposta no sucesso de Cobra Kai, recém terminado e após no filme Karatê Kid – Lendas, com retorno de Jackie Chan e Ralph Macchio, apostando em um novo protagonista. É a tentativa do estúdio de trazer maior público, além de aposta na nostalgia.
Após sair de Pequim China, Li Fong e sua mãe, tenta recomeçar a vida, após um evento trágico, mediante isso novos desafios se enfrentaram, podendo ocorrer em uma quebra de promessa, de não retornar a lutar. Mediante conhece Nova Iorque, ele se interessa por Mia, no qual esta inserido num triangulo amoroso, pelo perigoso Connor.
- Pecadores – Tradições, Raízes e Música
- Branca de Neve (2025) – Rachel salva filme em mais uma produção medíocre
- Better Man: A História de Robbie Williams | Crítica
O que esperar do novo filme?
O filme começa na Academia de treinamento de Han (Jackie Chan), onde somos apresentados ao novo protagonista, Li Fong (Ben Wang). Além disso, descobrimos que um acontecimento do passado envolvendo um familiar fez Li Fong prometer nunca mais lutar. Assim, a produção tenta oferecer novas perspectivas, parecendo querer atingir um público diferente e expandir o universo, como fez com a série Cobra Kai.
No entanto, essa tentativa também busca nostalgia para atrair quem já conhece o universo. Contudo, ambas as propostas acabam parecendo vazias, principalmente devido à direção inexperiente de Jonathan Entwistle, que prejudica a experiência no cinema. Como resultado, o filme fica com um gostinho de potencial desperdiçado, sem atingir o impacto desejado.
Apesar disso, a película apresenta bons personagens e atuações, o que é um ponto positivo. No entanto, certas escolhas técnicas e de roteiro prejudicam o potencial de um novo começo e de estabelecer uma franquia sólida. Além disso, a produção busca um bom retorno de bilheteria, o que influencia suas decisões criativas.
Como fã de Karatê Kid e Cobra Kai, posso dizer que a história às vezes parece um dramalhão, regredindo em vez de evoluir. Assim, o filme transforma uma narrativa que poderia ser potente em algo gratuito, sem evolução real. Por fim, é importante notar que, após uma série que desenvolveu bem os personagens e inovou na franquia, este filme parece perder esse foco, apostando mais na nostalgia do que na inovação.
Aspectos técnicos e atuações
O filme tem uma narrativa pobre devido às decisões ruins da direção. Ainda assim, os atores, como Ben Wang, tentam entregar boas performances.
Ben Wang tem uma ótima química com Sadie Stanley, especialmente ao se aproximar de seu pai, Frank, interpretado por Joshua Jackson. Frank é um ex-lutador de boxe com problemas financeiros e envolvimento com uma gangue ligada à academia de luta sem escrúpulos.
A história mostra Frank tentando se reerguer, mesmo correndo riscos de vida. Ele pede a Fang que o treine ao descobrir que o garoto sabe lutar. Assim, temos uma trama urbana de um garoto traumatizado, que se culpa pelo passado, mas aceita treinar.
A introdução de outras artes marciais, como o boxe, é uma perspectiva interessante. Porém, o que poderia ser algo novo acaba sendo abandonado. As lutas, inclusive as de boxe, são mal filmadas, o que lembra diretores como Coogler ou Fuqua, que sabem trabalhar esse tipo de cena.
Além disso, até o personagem de Larusso parece meio deslocado na trama, só para aparecer ao lado de Jackie Chan. É uma pena, pois o filme tem bons momentos, principalmente pelas conexões com os personagens, mesmo que não sejam bem desenvolvidas.
As coreografias de luta são ruins, sem criar tensão ou empolgação. Os cortes e o uso excessivo de placares prejudicam a cena, e o campeonato parece só um recurso narrativo, sem propósito claro. Han demora a ganhar significado na história.
Conclusão
No geral, o filme tem boas atuações e química entre os personagens. Mas, infelizmente, falha ao tentar transformar Nova Iorque em um personagem, o que deixa a sensação de mais do mesmo. Além disso, diminui a evolução da franquia, que tinha avançado bastante após a série.
O que resta é uma tentativa de usar nostalgia e o carisma de alguns personagens. Karatê Kid – Lendas filme merece mais ser assistido no streaming. O final, que parece feito para o cinema, deixa espaço para uma continuação, mas não vou revelar essa surpresa.
Assista ao Trailer de Karatê Kid – Lendas
Ficha Técnica
Título Original: Karate Kid: Legends
Direção: Jonathan Entwistle
Duração: 94 minutos
Gênero: Drama/Esporte/Ação/Família
Ano: 2025
Classificação: 12 Anos
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE