Um mecha do estúdio Sunrise… ou melhor, Sunrise Beyond, não poderia dar errado.
Sinopse de Kyoukai Senki
Kyoukai Senki se passa em 2061 após uma série de eventos quando o Japão estava à beira do colapso, países poderosos e potências aliadas intervieram. No entanto, conforme cada uma dessas nações tomava conta de seus territórios, foi desencadeado um conflito armado conhecido como Guerra Fronteiriça liderado por máquinas de guerra humanoides não tripuladas com IA (inteligência artificial) tática conhecida como AMAIM. Como resultado desta guerra, o Japão foi dividido e governado por essas quatro potências, e seu povo caiu sob seu controle, vivendo no medo e na opressão.
A princípio, Shiiba Amou é um órfão de 16 anos que tem uma paixão por resgatar peças de AMAIMs caídos e vem construindo o seu próprio depois que encontrou um escondido em um depósito abandonado. Além de seu projeto de paixão, ele não tem exatamente a perspectiva mais otimista da vida, muitas vezes se perguntando se há realmente algum sentido em viver nesta realidade quando seu futuro parece que já está determinado. No entanto, isso muda quando ele conhece Gai, um IA autônomo. Amou o encontrou no caminho de volta, enfiado nas escovas, gritando para que alguém o encontrasse porque sua bateria estava acabando. No entanto, como Gai acabou ali ainda não está claro, embora talvez tenha sido como resultado de sua expulsão da AMAIM caída. (Não parece estar completamente fora do reino das possibilidades, dada sua inteligência e do que ele é capaz).
Enquanto Gai já se apresentava um tagarela barulhento, também provou ser bastante confiável quando salvou Amou três vezes. A primeira vez foi quando ele foi encontrado. Gai detectou os militares se aproximando e aconselhou Amou a guardar todas as peças que carregava consigo para que não pudessem usar isso como motivo para prendê-lo. A segunda foi alertá-lo para dar o fora de seu apartamento e evitar ser pego pelos militares depois que seus conhecidos foram presos sob acusações de terrorismo. A terceira vez foi o fato de ele ter completado generosamente a montagem do AMAIM Kenbu na qual Amou vinha trabalhando todo esse tempo, o que permitiu a Amou um meio de sobrevivência, permitindo-lhe pilotar a AMAIM quando os militares atacaram sua base.
Como os AMAIMs são mais comumente utilizados de uma forma não tripulada, sendo controlados por IAs táticas ou pilotados remotamente, deu a Amou uma breve vantagem graças à suposição inicial do oficial de que ele não estava na máquina em si. No entanto, não demorou muito para eles perceberem que era certamente uma possibilidade e mudaram seu foco para o AMAIM que Amou pilotava.
Por falar nisso, gostei muito da explicação do processo. Amou não é um piloto gênio, nem sabe realmente nada sobre como o sistema AMAIM funciona, então Gai é o parceiro perfeito quando se trata de guiá-lo em tudo isso. Mas cara, eu morri de rir quando Gai disse a ele para usar seu “movimento especial” Bardiche Breaker. Ele estava tão apaixonado por isso e a reação impressionada de Amou foi absolutamente impagável. Ele fez isso de qualquer maneira, mas como observado, realmente não foi nada de especial, além de dar um soco forte, haha!
Conclusão
Enfim, no geral gostei muito dessa estreia de Kyoukai Senki! Achei que encontrou um bom equilíbrio entre o humor e a trágica realidade que se abateu sobre eles. Além disso, já gosto bastante da dinâmica entre Gai e Amou. Portanto, estou animado para ver como o vínculo deles crescerá. Certamente Kyoukai Senki terá a minha atenção novamente na próxima terça-feira.
Por fim, se gostou do nosso conteúdo, confira abaixo algumas de nossas críticas de filmes, séries, animes, entre outros.
- Mieruko-chan, primeiras impressões
- Irina: The Vampire Cosmonaut, primeiras impressões
- The Vampire Dies in No Time, primeiras impressões
Por fim, caso você não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias, sorteios, curiosidades e melhores memes. Além disso, se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE que trazemos diversos vídeos sendo postados para vocês sobre o universo geek em geral.