Laura Dean Vive Terminado Comigo é uma graphic novel criada por Mariko Tamaki e Rosemary Valero-O’Connell. A HQ vencedora em três categorias do Prêmio Eisner em 2020 encantou o público e teve sua publicação no Brasil através da Editora Intrínseca no final do ano passado.
Sinopse: “Freddy Riley só quer que Laura Dean pare de terminar com ela. O dia em que começaram a namorar foi o melhor de sua vida, mas agora parece apenas uma lembrança distante. Laura Dean é popular, engraçada e MUITO LINDA… mas também pode ser insensível e bem cruel. O relacionamento cheio de idas e vindas deixa Freddy desnorteada, e seus amigos não entendem por que ela sempre aceita reatar. A situação se mostra cada vez mais insustentável: o coração de Freddy está se despedaçando em câmera lenta, e ela corre o risco de perder a melhor amiga junto com o que resta de sua autoestima. Mas, quando Freddy se consulta com uma misteriosa vidente, recebe um conselho capaz de mudar essa história para sempre.”
Os Amores da Adolescência
A obra retrata de forma leve a relação entre Freddy Riley e as pessoas a sua volta. Contudo, o namoro com Laura Dean tira totalmente o seu foco de todos os seus outros relacionamentos. Laura é popular, tem vários amigos, vai a muitas festas e fica com muita gente. Mais importante que tudo: Laura Dean não para de descartá-la a cada vez que tem vontade.
À princípio, Freddy tenta superar seu relacionamento arruinado, que ela nem mesmo sabe por que acabou. Por isso, a garota manda um e-mail para a famosa conselheira amorosa Anna Vice, tentando compreender qual a razão para a situação tão recorrente em sua vida. Mas Laura Dean volta outra vez, arrebatando seu coração. E assim Freddy se encontra nesse círculo vicioso de um relacionamento sanfona.
A verdade é que Laura está sempre a manipulando, induzindo-a a voltar para uma relação que não tem futuro. E mesmo que a garota saiba disso, ela não desiste. Pelo menos, até perceber que sempre que está com Dean, ela se torna uma amiga horrível. Abandonando seus amigos nos momentos em que mais precisam. Nesse meio tempo, enquanto Anna Vice não responde, Frederica acaba recebendo um conselho muito bom de uma vidente, e isso muda tudo.
Mariko e Rosemary fazem um trabalho incrível quando se trata da discussão sobre relacionamentos adolescentes, e como às vezes essas pessoas não estão preparadas para ter essa experiência. No caso da relação das duas, sempre há manipulação envolvida, e Freddy acaba se enroscando tanto nisso que não consegue sair até que um tenha restado um rasgo enorme em sua vida. Será que vale a pena colocar amizades em risco, parar de vivenciar determinadas coisas por um amor que nem parece ser tão intenso? Isso não faz da relação tóxica?
Além disso, a obra quebra o senso comum de que algumas formas de se relacionar estão livres de manipulação. Já que pessoas abusivas estão em todos os lugares, inclusive em relações entre mulheres.
Afinal, “Laura Dean Vive Terminando Comigo” é boa?
Apesar de ter um ritmo monotono, a história quase não peca. Existiam momentos em que as autoras podiam se aprofundar um pouco mais na vida de Freddy. Ou então em relação a própria Laura. Do mesmo modo, alguns personagens secundários mereciam um pouco mais de desenvolvimento, é verdade. Porém, toda a trama principal faz com que o leitor grude na HQ e não a solte até acabar. O enredo vai acontecendo de forma linear, o que não faz com que você se perca na leitura. Analogamente a tonalidade rosada das ilustrações é tão fofa que não cansa aos olhos. Como já foi dito, as autoras fizeram um trabalho incrível, tanto na arte (que é lindíssima) quanto na construção dessa obra que tem capacidade de encantar e quebrar muitos corações.
Nota: 4,5/5
Acima de tudo, caso não nos siga, confira nosso INSTAGRAM para ficar por dentro notícias, memes e críticas. Além disso, acompanhe nosso CANAL DO YOUTUBE, em que trazemos contéudo semanal voltado para o universo nerd.
Confira outras matérias em: