Lightyear | Nostálgico e necessário

Lightyear | Nostálgico e necessário

Primeiramente, Lightyear é mais um título que se aproveita do fator nostalgia, fato que talvez cause receio ao público mais velho graças o recente bombardeio de obras que se aproveitam do fator nostálgico para se vender com mais facilidade, mas o longa não deve ser subestimado principalmente quando a mente majoritariamente envolvida por trás do projeto é Angus MacLane,  que já trabalhou e desenvolveu ainda que pequenas excelentes obras que expandem o universo de Toy Story, como os curtas Férias no Havaí e Terror.

O novo longa dirigido por Angus é recheado de novidades para a mitologia do personagem mais carismático de Toy Story, desde a pequena polêmica da mudança do dublador do personagem que ocorreu tanto no brasil quanto fora dele a informações realmente inéditas sobre o universo e a mitologia do “verdadeiro” Bazz Laitir, visto que na antiga animação da pixar o bazz era apenas um brinquedo do personagem que nos é apresentado agora, vinte e sete anos após a primeira aparição do brinquedo nas telas dos cinemas de todo o mundo.

Um dos se não o ponto mais alto dessa produção, é que o público não sabe o que aguardar do enredo ou trama deste novo longa animado; toda a informação que possuímos de antemão é que esta é a história de um patrulheiro espacial. Contudo não sabemos nada além disso. De certo modo não conhecemos praticamente nada do personagem em questão, e em diversos momentos o longa brinca com isso de uma maneira fascinante, prendendo a atenção do espectador com extrema facilidade, pois é inegável que grande parte do público atraído para acompanhar as aventuras do patrulheiro nas telas, são aqueles que cresceram vendo o personagem em diversas animações, mas sem nunca o conhecer verdadeiramente.

Sua trama que gira em torno de uma viagem que pode ter sido inspirada em algumas obras como Inter estelar, começa tranquila talvez até demais… algo que de certa forma pode atrapalha um pouco o desenrolar da história é que até certo ponto caminha com muito cuidado o que pode ter sido pensado assim com receio de não agradar os fãs mais antigos, mas acarretando em um enredo que demora para levar o espectador a algum lugar, perdendo certo tempo precioso em ações e monólogos talvez desnecessários tirando tempo de itens mais relevantes a narrativa. Mas ainda assim é maravilhoso e digno de reconhecimento a forma sutil que o filme nos passa principalmente para os pequenos algumas valiosas e importantes lições e valores sobre a vida adulta. Nem sempre e na maioria das vezes não podemos controlar o que nos cerca e devemos aprender a viver com isso, que infelizmente algumas coisas estão fora de nosso controle, uma mensagem simples, mas que toca no coração do público, e transmitir mensagens assim naturalmente já é um grande trabalho ainda mais para crianças…. Contudo Lightyear o faz com excelência.

Sua trilha sonora se assemelha e muito a antigas obras de ficção científica como uma odisseia no espaço e Star Wars neste se baseando em mais que apenas sua trilha sonora, detalhe esse que já é visível desde a primeira aparição do personagem e mais óbvio ainda no clássico Toy Story 2.

Sua fotografia e cenários são excepcionais onde facilmente qualquer frame pode se transformar no wallpaper do smartphone ou desktop de qualquer jovem adulto ou criança que tenha visto o longa animado, realmente é inegável todo o cuidado, carinho e dedicação que a pixar teve com sua nova animação uma obra que tem seus defeitos assim como todo projeto, mas nada que não possa ser melhorado em uma possível e provável sequência visto que um projeto desta magnitude dificilmente não receba uma continuação ou até mesmo outros longas que podem vir baseados na mesma premissa, não me surpreenderia se “Woody” fosse anunciado.

Em suma Lightyear é fantástico, um longa que honra seu nome e que sem dúvidas merece uma experiência cinematográfica. 

Título: Lightyear
Diretor: Angus MacLane
Elenco: Chris Evans, Taika Waititi, James Brolin
Gênero: Aventura
Ano de lançamento: 2022

Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso linkhttps://amzn.to/3w4vSIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.