O Efeito Martha Mitchell, da Netflix, é a grande produção que pode trazer o prêmio para a plataforma no Oscar 2023. A obra está concorrendo ao prêmio de Melhor Curta-documentário, concorrendo com outra grande produção da Netflix. A empresa apostou em duas grandes produções e será praticamente impossível não levar, tanto pelo nome, quanto qualidade. O documentário explora, durante o governo de Richard Nixon nos Estados Unidos, as influências que a mulher do procurador geral, John Mitchell, estava propondo.
- Crítica | Triângulo da Tristeza – O grande vencedor da Palma de Ouro em 2022
- Como Cuidar de um Bebê Elefante | Netflix inova
- Nada de Novo no Front | Netflix no Oscar
De fato, a categoria apresentada não carrega uma popularidade grande, mas as recompensas normalmente são maiores que os custos. Em suma, a Netflix arrisca e investe pouco, mas tem seu nome falado durante o Oscar com indicações e provavelmente com vitórias nesse tipo de categoria. Dessa forma, a plataforma chega com bastante favoritismo com os curtas disputando entre si.
O ano da Netflix não é bom nas premiações, tem bons indicados e poucos favoritos. Seu principal filme não foi tão bem, obrigando-os a mudar o foco. Trazer grandes filmes sempre foi um costume da Netflix, mas produções gigantescas amargaram a indiferença e o esquecimento. Sendo assim, a empresa sentiu no bolso, na popularidade e, consequentemente, nos períodos de premiação.
Vale a pena?
“O Efeito Martha Mitchell”, da Netflix, traz um documental extremamente cativante. A história por trás do polêmico Richard Nixon e a sua renúncia 2 anos após o seu segundo mandato é um assunto falado até hoje. Porém, no Brasil não é comum levantarmos esse assunto, naturalmente é algo conversado em terras estadunidenses, poucas pessoas conhecem o escândalo de Watergate. É aí que entra o documentário e a sua função, resgatar as memórias, mas ao mesmo tempo informar aos que não são familiares com os fatos.
A obra traz rápidas informações que situam bem o telespectador o tempo inteiro do momento que está sendo passado. A mudança de expectativa que temos hoje faz com que enxergamos diferentes lados na mesma produção, mesmo sendo focado na própria Martha. As questões que o filme gera nos telespectadores é necessária, principalmente pela falta de conhecimento no assunto, é como se a obra nos obrigasse a entender e a questionar as ações que foram tomadas décadas atrás.
De fato, é uma produção necessária e que provavelmente ganhará a categoria. “Como Cuidar de um Bebê Elefante”, seu principal concorrente (também da Netflix), carrega uma qualidade, mas está algum nível abaixo. O resgate histórico é perfeito, necessário e difícil, mostrando que é uma produção bastante dedicada e coesa.
Ficha Técnica
Título original: The Martha Mitchell Effect
Direção: Anne Alvergue
Gênero: Curta-Documentário
Duração: 40 min
País: Estados Unidos
Ano: 2022
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos
Aliás; você vai comprar algo na Amazon esses dias? Então venha apoiar a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE