O longa dramática baseados em uma história real, ‘ O Pai que Move Montanhas’ rapidamente ficou famoso na plataforma da Netflix e dividiu opiniões por ter um final abrupto.
A princípio, semanalmente o top 10 da Netflix traz as atrações mais assistidas e geralmente tem algumas boas surpresas; filmes desconhecidos do público, mas que merecem a atenção das pessoas.
Sendo assim, ‘ O Pai que Move Montanhas’ parecia ser um desses filmes, uma grata surpresa que foi galgando posições no ranking de mais assistidos. Contudo, o longa tem sido duramente criticado por conta de seu abrupto fim.
Enfim, preciso te contextualizar: o filme se trata de Mircea Jianu, pai que tem o mudo virado de cabeça pra baixo ao descobrir que seu filho e a namorada dele desapareceram nas montanha, provavelmente devido a uma avalanche. Entretanto mesmo após ser ausente na vida do garoto, Mircea faz tudo que está ao seu alcance para tentar achar seu filho com vida ou apenas o corpo do garoto.
Ao passo que, tudo leva a crer que seu filho Cosmim está mesmo morto, Mircea usa e abusa de seus recursos e conexões com pessoas importantes para tentar achar seu primogênito, sem se importar na dor que causa nas pessoas ânsia volta, como a mãe do Cosmim, sua atual esposa que está grávida, etc. Jianu chega até a colocar a vida de pessoas em risco por insistir em cavar afim de ver seu filho novamente, mesmo que sem vida .
Por fim, chegamos a conclusão; o filme leva a crer que devido a insistência do pai, ao menos que sem vida, o Cosmim seria encontrado. Porém, simplesmente acaba com Mircea cavando, sem uma mísera explicação.
O que aconteceu então?
Sobretudo, o filme não para contar a história que acontece na vida real; e sim, uma grande metáfora, uma lição de vida. Mircea Jianu era um pai ausente, que trai e abandonou sua ex-esposa e filho. Movido por sua latente culpa, ele se motiva a encontrar o garoto, nem que ele tenha que sacrificar todo seu dinheiro, casa ou atual casamento.
Além disso, a maior lição que se podia tirar disso é a velha máxima de que o dinheiro não compra tudo. Parece que quanto mais recurso o Mircea colocava na mesa, a natureza respondia com tornar mais inacessível ainda o seu filho e a namorada dele.
Afinal, é óbvio que o casal está morto e soterrado; e que não há como um grupo de poucas pessoas conseguirem vencer a mãe natureza para encontrá-los. Portanto, a intenção do diretor confirmado pelo mesmo em entrevista, não era dar um fim conclusivo, mas , deixar em aberto algumas questões para que o próprio público pudesse julgar Mircea Jianu pela suas atitudes, visando o seguinte julgamento: no lugar dele, eu faria a mesma coisa?