Pouco menos de um ano depois do lançamento do primeiro livro, a editora Trama traz a continuação da série. O Santo das Sombras é um pouco maior que seu predecessor, com a mesma qualidade gráfica da obra anterior. Posso dizer que esse é um dos melhores “segundos livros” que já li, continuando “Oração dos Miseráveis” com um desenvolvimento ainda melhor.
Ainda não conhece O Legado do Ferro Negro? Então, leia nossa resenha do primeiro livro clicando aqui.
Conheça O Santo das Sombras
“O Milagre das Sarjetas mudou a paisagem de Guerdon para sempre. Seis meses após ser conjurada, a labiríntica Cidade Refeita tornou-se um paraíso para criminosos e refugiados da Guerra dos Deuses. Circulam rumores de que há uma nova arma devastadora pelos subterrâneos ― uma arma que tem o poder de destruir até mesmo um deus. Enquanto Guerdon faz de tudo para manter a neutralidade, duas das mais poderosas facções da guerra enviam seus agentes para encontrá-la. As tensões aumentam e os exércitos se acumulam nas fronteiras, mas por quanto tempo Guerdon será capaz de manter seus inimigos a distância?”
Da História
Antes de tudo, O Santo das Sombras retoma o universo fantástico que conhecemos em A Oração dos Miseráveis, primeiro livro da trilogia. Entretanto, aqui, o autor não perde tempo tentando de explicar os elementos universais (coisa que dava ao livro anterior um clima mais arrastado). Por isso, a narrativa ganha uma fluidez a mais, o que pode ser um contribuinte à leitura para aqueles que não conseguiam acompanhar a história anteriormente, mesmo que o começo ainda seja um pouco lento.
Ademais, Gareth já nos apresenta para novos persongens (e facções), que são bastante interessantes comparados aos que já conhecemos. O que não apaga nem um pouco a construção destes, já que vemos eles aqui com seu pontencial aumentado. Inclusive, o desenvolvimento da Eladora em O Santo das Sombras é ainda melhor, o que me impressionou, já que (admito) eu não gostava tanto dela no livro anterior.
Assim também vemos a obra ganhar uma atmosfera cada vez mais política, considerando que estamos falando de um pano de fundo de guerra divina e, com isso, o aparecimento de cada vez mais santos e deuses.
Essa sequência consegue ser ainda melhor que A Oração dos Miseráveis. Recheado de personagens maravilhosos e a impressionante construação de mundo de Gareth Hanrahan, sendo esses os primeiros livros do autor.
Ficou interessado? Então, adquira o seu exemplar clicando aqui.
Sobre o autor
Gareth Hanrahan é um escritor e designer de videogames irlandês. Decidiu dar a si mesmo um descanso de três meses da sua atividade com programação para se concentrar na escrita, mas essa pausa já dura mais de quinze anos. Ele atualmente mora na Irlanda com a esposa e os filhos gêmeos. “O santo das sombras” é o segundo livro da saga O Legado do Ferro Negro, iniciada por “A oração dos miseráveis”.
Ficha Técnica
Idioma: Português
Ano: 2022
Editora: Trama
Nº de Páginas: 632
Por fim, não deixe de conferir:
De todo modo, caso não nos siga, confira nosso INSTAGRAM para ficar por dentro notícias, memes e críticas. Além disso, acompanhe nosso CANAL DO YOUTUBE, em que trazemos conteúdo semanal voltado para o universo nerd.