Rita Lee, a Rainha do Rock Brasileiro (ou madrasta como ela declarou ao conhecer Wanderléa), que morreu aos 75 anos, na noite de segunda-feira, foi uma das figuras mais importantes da arte e da música brasileira. Dona de uma vasta carreira, que abrangeu diferentes estilos musicais, a cantora nunca ficou presa somente num único estilo, prova disso é sua fabulosa discografia, que vai desde a música psicodélica aos estilos mais experimentais.
Assim sendo, como forma de homenager Rita, listamos aqui, alguns dos álbuns de grande destaque da artista, e que valem a conferida.
- Morre Rita Lee, a Rainha do Rock, aos 75 anos
- Critica | Valerian e a Cidade dos Mil Planetas (Amazon)
- Novo filme do Drácula ganha trailer assustador!
Veja a lista:
Os Mutantes (1968)
Considerado um dos melhores álbuns da história da música brasileira, e percursor da música psicodélica no Brasil, o álbum de estreia dos Mutantes, é uma obra-prima. Misturando muitas experimentações, aliados a psicodelia, o grupo fez um álbum que marcou o tropicalismo, e saiu de vez da influência dos Beatles. Rita Lee, uma das fundadoras do grupo, foi parte fundamental da composição do álbum, e é dela o pedido para que Jorge Ben fizesse uma música para eles, música que viria ser A Minha Menina, uma das mais famosas do grupo.
Build Up (1970)
Primeira obra solo de Rita Lee, enquanto ela ainda fazia parte do Mutantes, o álbum fez relativo sucesso, muito embora, os fãs ainda estivessem interessados no material do grupo. Aqui Rita Lee traz músicas psicodélicas e experimentais, porém, o grande sucesso da obra, é a música José, gravada primeiramente por Nara Leão, do frances Georges Moustaki. Além da engraçada Hulla-Hulla, e Prisioneira do Amor, um álbum querido por todos fãs de Rita.
Hoje É o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida (1972)
Último disco da formação fundadora dos Mutantes, mesmo creditado apenas a Rita, toda a banda tocou neste álbum, e por conta de restrições da gravadora, o álbum ficou creditado a ela. Aqui, segue viva a veia tropicalista e experimentalista, com grande destaque para a faixa título, e Vamos Tratar da Saúde, o álbum já deixava uma amostra do que Rita poderia desbravar em carreira solo.
Fruto Proibido (1975)
Segundo álbum sem ligações com os Mutantes, aqui Rita Lee explodiu em todo Brasil. Acompanhada da banda Tutti Frutti, o álbum é um marco na música brasileira e, catapultou Rita para o estrelato de fato. Mesclando um hard-rock e pop, a obra tem hits atemporais como: Agora só Falta Você, Ovelha Negra, Esse Tal de Roque Enrow, O Toque. A grande obra-prima de Rita Lee.
Entradas e Bandeiras (1976)
Outro álbum seminal de Rita, e as vezes pouco lembrado, a obra conta com Paulo Coelho e Raul Seixas entre os créditos de composição. Além disso, a cantora embarcou de vez na onda de rockeira. Aqui, outras músicas essênciais de sua carreira, como: Corista de Rock, Posso Contar Comigo, Coisas da Vida.
Rita Lee (1979)
Álbum que marcou o inicio de sua colaboração com o marido Roberto de Carvalho, este álbum é outro marco da carreira da cantora. Mergulhado em hits, aqui Rita entra em sua fase pop, e entrega hits do calibre de: Mania de Você, Doce Vampiro, Chega Mais, Elvira Pagã.
Rita Lee (1980)
Conhecido como Lança Perfume, este é um dos grandes álbuns do pop rock brasileiro. Este álbum mostrou como a parceria de Rita e Roberto dava certo, e é mais um álbum com diversos hits, alguns deles inclusive, são os mais tocados no Brasil até hoje. Entre eles estão: Lança Perfume, Baila Comigo, Caso Sério, Nem Luxo, Nem Lixo, Bem-Me-Quer, uma obra obrigatória em qualquer coleção.
Saúde (1981)
É difícil escolher os álbuns essenciais de Rita, porém, Saúde é outro clássico arrebatador. Inspirado pela New Wave da época, ela e Roberto de Carvalho mais uma vez, entraram inspirados no estúdio, e entregaram músicas como: Banho de Espuma, Saúde e Mutante.
Santa Rita de Sampa (1997)
Santa Rita de Sampa foi gravado após a cantora se recuperar de um acidente, e ela voltou em grande estilo. o primeiro trabalho dela junto de Roberto após 7 anos. Além disso, O álbum traz músicas que são muito lembradas, mesmo o álbum as vezes ser relegado, entre elas: Fruta Madura, O Que Você Que, Santa Rita de Sampa, Dona Doida.
Balacobaco (2003)
Balacobaco provou que, Rita adentrou no novo século revigorada, e cheia de criatividade. O álbum serviu de introdução a novos fãs, e agradou a todas as tribos. A cantora ainda entregou mais uma música que se tornou clássica, a sempre lembrada Amor e Sexo. Além de outras como: Tudo Vira Bosta, As Mina de Sampa, Balacobaco, Nave Terra.
Reza (2012)
Último álbum de Rita, Reza chegou com muita euforia dos fãs, e ele fez jus a essa espera. Além disso, Reza tem o último grande hit de Rita, Reza, e foi seu álbum de despedida por assim dizer, já que a cantora viria a se aposentar dos palcos no mesmo ano.
Por fim, o Brasil se despediu de uma gigante, e um icone de sua história. Como fãs, cabe a nós manter sua música, e sua obra viva para as gerações vindouras. Viva Rita Lee.
Aliás, você costuma comprar coisas na Amazon? Então apoie a TEAM COMICS e compre pelo nosso link: https://amzn.to/3w4vSIE